Comunidade Virtual registra história paulistana |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 01/01/2004 |
Registrar singelas histórias do cotidiano paulistano e criar um canal entre a população da cidade. Esse é um dos muitos frutos atingidos pelo projeto "São Paulo de todos os brasileiros", uma comunidade virtual que há três meses utiliza o rádio e a Internet para estimular a criação de um banco de histórias relativas a São Paulo.
Em formato de blog, ou seja, pequenos textos e um espaço para comentários do internautas, o site permite que qualquer pessoas envie seu relato. Todas as histórias são publicadas, e algumas são selecionada para serem veiculadas nas rádios Eldorado AM e FM. "A única regra é que não pode haver ofensas dentro dos textos e que todos os relatos devem ter São Paulo, seja como cenário, seja como personagem", afirma Juliano Spyer, historiador e criador do site.
A idéia nasceu quando Spyer estava vivendo nos EUA. "Eu reclamava de São Paulo e fui viver fora do pais. Lá, eu descobri que não dá para fugir da responsabilidade pela comunidade da gente. Ou eu encarava isso, ou continuava vivendo como um estrangeiro", conta.
Spyer uniu seus conhecimentos acadêmicos sobre História Oral, isto é, uma técnica de criação de documentos a partir de entrevistas, com o conhecimento que adquiriu desenvolvendo projetos de comunidades virtuais nos EUA e com uma experiência na rádio da Universidade de São Paulo. Quando voltou ao Brasil, Juliano procurou saciar a vontade que tinha de conhecer a cidade onde sempre viveu.
"Vi que a falta de identificação dos jovens com o centro da cidade continuava, como foi na minha juventude", afirma o historiador. Criado na Vila Madalena, Juliano conta que não conhecia, por exemplo, a Zona Leste da cidade. Com base nessa constatação, Spyer quer que o site seja alternativa para que pessoas de regiões diferentes se conheçam, já que há uma falta de espaços públicos apropriados.
"Em uma ocasião, uma das "colaboradoras" do site mandou uma série de fotos em que seu pai participava da construção de um prédio na Avenida 23 de Maio. Um frequentador do site trabalhava naquele mesmo prédio, e mandou uma foto atual do mirante do mesmo edifício. "É isso que queremos e é isso que o site está se tornando, uma espécie de mesa de bar, onde uma história nos traz outra", diz.
Spyer explica a intenção do site ter um design e uma linguagem simples é que, dessa forma, possa facilitar o acesso por Internet discada. "Assim, não restringirmos ainda mais a população que irá acessá-lo", diz Juliano Spyer. Esse também é o objetivo da parceria com a rádio, que inclusive não terminou no dia do aniversário da cidade, conforme estava previsto, devido aos apelos dos internautas.
O endereço do site é www.sp450.com. Ele é organizado como se fosse um diário coletivo, e está aberto à colaboração de todos os paulistanos.
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/midia/id300104.shtml
Site Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|