> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Começa restauro do casarão de Santos Dumont


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 05/02/2004

O governador Geraldo Alckmin foi acompanhar ontem o início das obras de restauração do casarão de Santos Dumont, situado na esquina das Alamedas Nothmann e Cleveland. O complexo, formado por quatro construções, vai sediar a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo. "O museu deve ser inaugurado em novembro. Não queríamos que todos os eventos dos 450 anos fossem acumulados agora em janeiro", comentou a secretária do Estado da Cultura, Cláudia Costin.
Na primeira fase, serão inaugurados museu e fundação. Até 2005, estarão prontos o acervo e a biblioteca. A reforma é iniciativa do governo do Estado e está avaliada em R$ 1,3 milhão, financiada por empresas estatais, como a Sabesp, e privadas, estas, por meio de incentivo da lei Rouanet.
O casarão, cujo projeto foi feito pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo em 1887, por pelo menos dez anos foi um cortiço. Segundo historiadores, a casa pertenceu, na verdade, à família de Santos Dumont e é provável que ele a tenha freqüentado. Na década de 20, se transformou no Colégio Stafford e, até hoje, a soleira de entrada têm marcados o C e o S.
Tombada pelo patrimônio histórico, a casa foi entregue à fundação pelo Estado em 2001, quando técnicos puderam avaliar as conseqüências do tempo e das intervenções humanas. Mesmo deteriorado, o casarão ainda tinha ladrilhos antigos, degraus de mármore e, na fachada lateral, medalhões com figuras da mitologia greco-romana. A restauração do imóvel já havia começado, mas, por falta de verbas, teve de ser paralisada.
Em seu gabinete no centro da cidade, Alckmin recebeu um grupo de escritores e pessoas ligadas à literatura para lançar o site www.leialivro.sp.gov.br. O projeto, idealizado pela Secretaria do Estado da Cultura, integra o projeto São Paulo - Um Estado de Leitores.
Alckmin inaugurou o site, deixou mensagem aos internautas e visitou seção com dicas de leitura de Ignácio de Loyola Brandão. "É mais uma iniciativa para estimular a leitura no Estado de São Paulo", disse.
Segundo Cláudia Costin, a idéia é, futuramente, disponibilizar livros inteiros no site, desde que estejam com direitos autorais vencidos ou que seus autores abram mão dos direitos.

http://txt.estado.com.br/editorias/2004/02/05/cid053.html

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader