Prazer em ajudar e chance de aprender |
|
|
Publicado pelo site da Nova Escola fevereiro/2004 |
Tô nem aí, tô nem aí..." Crianças e jovens vêm há meses cantarolando esse sucesso das paradas musicais. Mas o refrão certamente não reflete um sentimento verdadeiro. Basta serem chamados a trabalhar por uma causa que envolva as pessoas ao seu redor que eles se revelam solidários e preocupados. Essa garotada encontra as maiores oportunidades de voluntariado exatamente na escola, que funciona como um local de referência para as comunidades. Atividades dessa natureza desenvolvem senso de justiça, responsabilidade, cidadania, ética e respeito às diferenças. Muitos professores já perceberam que o potencial pedagógico das ações se amplia quando vinculado ao currículo. Por meio delas, podem ser desenvolvidos conteúdos e competências nas várias disciplinas. E no Ensino Médio elas aproximam o aluno do mercado de trabalho.
O impulso para essa nova maneira de estudar partiu da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em vigor desde 1996. O foco da educação passou a ser o aprendizado e não mais o ensino. Na prática, isso significa que você precisa desenvolver nos estudantes competências que vão além dos conteúdos escolares, tornando-os aptos a compreender a complexidade do mundo e a atuar nele com ética. "O jovem só percebe a necessidade de participação na sociedade quando é estimulado a encontrar regularmente soluções para questões reais", afirma Neide Cruz, educadora e coordenadora do Instituto Faça Parte, uma organização que promove o voluntariado pelo país.
Existem no Brasil mais de 250 mil organizações não governamentais atuando em diversas áreas sociais e pelo menos dez centros de voluntariado. Calcula-se em cerca de 300 mil o número de brasileiros que se dedicam à causa no território nacional. Toda essa estrutura se torna essencial em um país que se destaca pela desigualdade social.
A seguir, você vai conhecer três experiências que promoveram a aprendizagem de valores e conteúdos curriculares. Dados como o número de idosos internados em asilos, a carência diária de sangue nos hospitais brasileiros e os problemas causados pelo lixo no ambiente ganharam outro sentido quando foram interpretados e contextualizados, visando a busca de soluções. Outras sugestões de ações de voluntariado e as competências que desenvolvem.
Leia as experiências na íntegra em:
http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/169_fev04/html/trabalho
Site da Nova Escola
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|