> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Preciosidades dos 450 anos de São Paulo


Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 07/02/2004

Passado o vendaval de ufanismo dos 450 anos, que varreu São Paulo no dia 25 de janeiro, o que restou para a cidade foi uma herança cultural significativa e, acima de tudo, permanente. Contabilizando novos patrimônios e preciosidades históricas restauradas, o saldo mostrou-se positivo a olho nu, mesmo com a ausência de um mapeamento oficial. Basta circular por São Paulo, em especial pelo centro da cidade e adjacências, e dar uma espiadela nos espaços abertos ou reabertos por conta do calendário de aniversário de São Paulo. Outras obras ainda estão por vir neste ano.
Em muitos casos, os projetos englobaram não só a festa dos 450 anos como também ações em prol à tão almejada revitalização da região central. Tomando a Sé, marco zero da metrópole, como ponto de partida para esse roteiro cultural repaginado, temos o chamado Quadrilátero da Sé, que passa por recuperação e abriga a velha agência da Caixa Econômica. Nela, encontra-se o Conjunto Cultural da Caixa, que ganhou nova formatação. Agora, ocupa três pavimentos, incluindo as antigas instalações do expediente bancário. Dessa forma, o local pode funcionar até a noite, de segunda a sexta, e nos fins de semana.
Não muito longe dali, o Edifício Lutétia, na Praça do Patriarca, também atravessou um processo de restauração para os festejos da cidade. Antigo prédio comercial, a Casa Lutétia pertence à Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e tem projeto arquitetônico de Ramos de Azevedo, famoso por idealizar obras públicas que se tornaram emblemáticas, como o Mercado Municipal. O edifício, tombado pelo Conselho Municipal da Preservação, guarda na fachada e no hall de entrada o charme original dos anos 20.
Internamente, exibe modificações, para abrigar lofts e um espaço para arte, uma extensão do Museu de Arte Brasileira da Faap, o MAB-Faap.
A secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, aponta ainda a criação da Pinacoteca Estação, no antigo prédio do Dops, na Luz, e na mesma região, a nova fachada da Estação da Luz, que foi inaugurada no dia 24, com show de luzes e tudo mais. "São Paulo vai ganhar uma série de presentes, entre eles, obras tangíveis, como a Pinacoteca Estação. A Pinacoteca é um grande museu de arte, que apresenta um acervo fantástico, mas não tem espaço para ações educativas", diz a secretária. A idéia é concentrar essas ações na nova Pinacoteca Estação.

http://txt.estado.com.br/editorias/2004/02/07/cad021.html

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader