Estudantes da Rede Pública voltam às aulas |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 09/02/2004 |
Ícaro Bittanti Cruz, de 8 anos, passou as últimas semanas inquieto.
Não via a hora de rever os amigos na Escola Estadual Professor Benedito Estevão dos Santos, no Tatuapé, zona leste de São Paulo. Sua ansiedade terá fim hoje, quando, com outros 5 milhões de alunos dos 5.411 estabelecimentos da rede estadual, voltará à escola.
Cerca de 4 mil colégios estaduais vão receber seus alunos hoje com uma novidade. Esses fizeram parte do projeto "Pinte na Escola Nestas Férias", lançado na semana passada pelo governo do Estado, que destinou uma verba de R$ 19 milhões para a compra de latas de tinta, rolos e lixas para que as escolas ganhassem pintura nova. Em alguns estabelecimentos, os alunos e seus pais também serão recebidos com faixas de boas-vindas, música e café da manhã. A idéia é fazer da volta às aulas uma grande confraternização.
Para Ícaro, nem precisava tanto. Com saudade dos amigos, que quase não viu durante as férias, ele diz que também sente falta dos estudos. "Estou sentindo falta principalmente das aulas de português, porque sou 'craque' nessa matéria", garante ele, que neste ano vai cursar a 3.ª série do ensino fundamental.
Para a mãe de Ícaro, Kátia Regina Bitantti Cruz, a volta às aulas significa o reinício da correria. Mãe também de Lyene Larrisa, de 16 anos, e de Daniel, de 3, ela precisa ficar de olho no relógio para não perder o horário de entrada de Daniel, às 11 horas, e de Ícaro, às 13 - Lyene é a única que vai sozinha. "Faço artesanato em casa e preciso interromper o trabalho para levar os dois e para buscá-los depois, às 15 e às 18 horas", conta. "A vantagem é que, no período em que estão fora, consigo trabalhar com mais tranqüilidade."
Para evitar maiores transtornos para pais e alunos, a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) dará seguimento à Operação Volta às Aulas, iniciada há uma semana, quando a maior parte das escolas particulares da cidade começaram o ano letivo. Funcionários da CET vão acompanhar o retorno dos alunos em colégios localizados em ruas de trânsito mais intenso e também vão acompanhar os horários de entrada e saída dos estudantes, orientando a travessia dos pedestres. Da semana passada até hoje, estima-se que 1 milhão de veículos tenha voltado a circular pelas ruas de São Paulo.
http://txt.estado.com.br/editorias/2004/02/09/ger005.html
O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|