> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Instituição divulga trabalhos de deficientes


Publicado pelo site Aprendiz 12/02/2004

Fundada em 1956 na Suíça, a Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP), ao contrário do que as pessoas pensam, não é uma instituição sem fins lucrativos. A APBP é uma empresa com fins lucrativos que resgata pessoas portadoras de necessidades especiais que saibam pintar utilizando os pés e as mãos. “O nosso objetivo é reproduzir a tela pintada por deficientes físicos para produzirmos o produto”, explica Paola de Almeida, coordenadora geral da APBP.

A empresa é composta por 500 membros espalhados em mais de 60 países. Atualmente, há 22 pintores no Brasil e a Associação procura ativamente por novos estudantes e membros. “Os artistas que nos procuram já tem uma desenvoltura nos trabalhos artísticos, para fazer parte da APBP eles passam por um processo de seleção e, depois de contratado, nós reproduzimos os trabalhos desenvolvidos”, explica a coordenadora.
Depois de se tornarem membros (sócios), os artistas recebem uma renda substancial por toda vida, mesmo que venham a parar de pintar. Toda verba é arrecada com a venda dos trabalhos que eles produzem como quadros, calendários, cartões. Eventualmente a instituição elabora algumas exposições para divulgação dos trabalhos, no ano passado mesmo, a APBP produziu duas grande exposições que obtiveram um ótimo êxito na área artística.

Os trabalhos produzidos pelos artistas são vendidos num mercado altamente competitivo, mas isso não os intimida. Cada um deles tem estilo próprio e cria livre de preocupação financeira. Alguns artistas possuem sua própria empresa de edição, ou indicam editores para produzir, distribuir e vender seus produtos.
A coordenadora explica que a instituição não oferece nenhum tipo de curso de pintura para pessoas portadores de algum tipo de deficiência física, mas ela ressalta que a APBP está a procura de novos talentos. Para quem quiser conhecer mais a instituição, os trabalhos que são realizados e até mesmo o que fazer para ser tornar um membro, acesse o site: www.apbp.com.br.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge110204.htm

Site Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader