Videoconferência CRE - Fim das Cidades

Produzido pela equipe do CRE
12/02/2004

Os professores da Rede Pública Estadual tiveram oportunidade, na manhã desta quinta-feira (12 de fevereiro) de participar, coletivamente, de uma reflexão valiosa sobre as inter-relações entre cidade, escola, democracia, política, cultura e mídia. Foi durante a videoconferência ‘A Pauta Esquecida’, com Jorge da Cunha Lima, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, realizada na sede do Centro de Referência em Educação Mario Covas, órgão da Secretaria de Estado da Educação.

O abandono do ideal da cidade como um reflexo do humano, como um espaço para o encontro, a fruição da vida e a sua dominação pela violência, desigualdade e medo foram os temas apresentados por Cunha Lima durante a videoconferência. ‘Fim da Cidade’ é uma das aulas que integram ‘A Pauta Esquecida’, um dos Grandes Cursos Cultura que está sendo distribuído pelo CRE às 89 Diretorias de Ensino.

A videoconferência foi aberta pela coordenadora do CRE, Maria Aparecida Magnani, pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Mariléia Nunes Vianna, que representou o secretário Gabriel Chalita. Jorge da Cunha Lima se declarou “muito feliz” por participar da Rede do Saber. “Na malha de educadores está a salvação deste país”, afirmou o presidente da Fundação Padre Anchieta, que considera “chocante” os desvios das necessidades e anseios da nação.

Após a apresentação do vídeo de ‘Fim das Cidades’ Cunha Lima debateu com professores de todas as partes do Estado, presentes nos 90 pontos de recepção da Rede do Saber. As perguntas feitas pelos educadores versaram sobre o relacionamento entre a escola e a comunidade e a sua importância no resgate do ideal de cidade, a criação e apropriação de espaços de cultura, a violência urbana, o papel da TV pública, as relações entre a audiência, os interesses de mercado e o jornalismo, as relações entre mídia, consumismo e violência, entre outros temas.

Curso tem cinco aulas
“Tivemos aqui uma grande aula e uma grande oportunidade de reflexão e aprendizagem”, disse a chefe de gabinete Mariléia Nunes Vianna, que ressaltou a importância do CRE Mario Covas e da Rede do Saber na disseminação do conhecimento e no fornecimento de subsídios pedagógicos aos professores.

Além da aula apresentada durante a videoconferência, o curso ‘A Pauta Esquecida’ é composto pelos módulos ‘Primeira Página’, que faz uma análise comparativa das manchetes dos principais jornais brasileiros, ‘Fim do Emprego’, que aborda a extinção progressiva dos postos de trabalho com o advento de uma ordem econômica mundial, ‘Fim da Utopia’, que expõe a orfandade ideológica do mundo após a queda do Muro de Berlim, e ‘Fim da Comunicação’, que expõe a contradição entre o avanço tecnológico dos meios de comunicação e a progressiva desinformação da sociedade.

Além de ‘A Pauta Esquecida” outros 19 títulos de cursos e palestras integrantes da série Grandes Cursos Cultura serão distribuídos em CD às oficinas pedagógicas das Diretorias de Ensino, aos órgãos centrais da SEE/SP e Diretorias Técnicas da Febem. “Além de terem acesso ao material por meio das DEs, as escolas poderão encaminhar CDs virgens ao CRE que nós faremos cópias dos materiais solicitados”, diz Maria Aparecida Magnani.

CRE Mario Covas