> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Escola-móvel dá curso profissionalizante


Publicado pelo site Aprendiz 13/02/2004

Com o objetivo de levar ensino profissionalizante para pessoas que não têm acesso a esse serviço, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) implantou o programa SenacMóvel. São 58 carretas-escola que oferecem, desde 1999, cursos profissionalizantes em diversas regiões do país. Além disso, há uma grande Balsa-Escola que realiza o trabalho nas águas da região amazônica.

Os cursos são nas áreas de turismo, hotelaria, moda e beleza, administração e informática. O programa já formou 90 mil profissionais de 300 cidades do interior do Brasil, que pagam no máximo R$ 10 por qualquer curso.

Os veículos percorrem as localidades de acordo com a necessidade observada pela prefeitura local, que mantém contato com os organizadores do programa. "O mais interessante no projeto é que, além de trazer profissionalização para pessoas que não tinham nenhuma perspectiva, ele ainda provoca grandes mudanças naquela comunidade, que passa a ter profissionais e serviços que antes não existiam", afirma Rosângela Selga, coordenadora das unidades móveis do Espírito Santo.

As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde. As carretas funcionam também como um pólo aglutinador da comunidade. À noite, são oferecidas palestras sobre temas ligados à saúde, ao meio-ambiente e cidadania, além disso, o espaço é cedido para a comunidade discutir livremente assuntos de interesse comum.

Os cursos mais curtos, como de manicure e auxiliar de cozinha, duram cerca de 200 horas, enquanto os mais longos, como auxiliar de enfermagem, podem durar até 1.600 horas, o equivalente a um ano. No entanto, algumas carretas oferecem outros tipos de cursos que não estão no programa, como no Espírito Santo, onde 33 pessoas participaram do curso de turismo.

Para participar, as exigências são as mínimas possíveis. No caso dos cursos básicos, espera-se que o candidato saiba ler e escrever. Já para fazer um curso técnico, o estudante deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Ao fim do curso, os alunos recebem certificado ou diploma, que possuem a mesma validade dos cursos tradicionais do Senac.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/fazendo/id130204.shtml

Site Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader