> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Fraude eletrônica usa nome de grandes bancos


Publicado pelo site Aprendiz 18/02/2004

Após o anunciado lucro histórico do Banco Itaú, de R$ 3,152 bilhões, o maior de toda a história do setor bancário brasileiro, uma fraude eletrônica de características mambembes parece apavorar os internautas mais descuidados. O mesmo ocorre com o Banco do Brasil.

Trata-se de um e-mail auto denominado "Promoção Itaú", enviado de forma randômica a endereços eletrônicos mais diversos possíveis. Utilizando a logomarca da instituição, o e-mail sugere que o cliente do banco poderá ganhar passagens aéreas, hospedagens em hotel de luxo e carros 0 Km, caso se cadastre no endereço www.promocaoitau.com.br.

O fato é que esse domínio não existe se digitado diretamente. Muito menos a promoção é verdadeira. Se clicado, no e-mail, o link leva o internauta a outra página onde são solicitados nome completo, data de nascimento, número do cartão e, pasmem, a senha do cartão de débito. Após preenchidos os dados, o internauta é guiado ao site oficial do banco, sem quaisquer explicações.

Apesar dos avanços nos sistemas e normas de segurança em Internet, as fraudes eletrônicas e os hackers (invasores de sistema) se proliferam.

Ressarcida noventa dias após uma fraude no site do Banco do Brasil, a psicóloga Isabel Marques teve sua máquina invadida por hackers e dinheiro desviado por três vezes de sua conta. "Estamos assustados com a Internet, não uso mais nada online", confessa Fátima Marques, mãe de Isabel. "Quanto mais a vida fica facilitada, mais as chances de roubo aumentam", completa.

O Banco Itaú alerta os clientes de que a senha pessoal, ou dados do gênero, jamais será solicitada por qualquer de seus funcionários. A assessoria do Banco do Brasil afirma que nenhum e-mail é enviado a correntistas sem a aurorização dos mesmos.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/consumo/id180204.shtml

Site Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader