Debate sobre Ensino Médio já está na Internet |
|
|
Publicado pelo Jornal da Ciência 20/02/2004 |
A síntese dos debates realizados durante o seminário Ensino Médio: Construção Política, em junho de 2003, em Brasília, está disponível na internet
A Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec), responsável pelo encontro, reuniu as principais discussões e propostas apresentadas no evento e produziu um documento voltado para educadores, gestores e professores. Além da versão impressa, todo o conteúdo da publicação pode ser lido no endereço http://www.mec.gov.br/semtec
Para abrir o arquivo, é necessário ter o programa Acrobat Reader. Quem não tiver o programa instalado, pode baixá-lo gratuitamente pela internet (http://www.adobe.com.br/products/acrobat/readstep2.html).
No seminário, o debate sobre o ensino médio foi feito em salas temáticas: juventude, gestão democrática, ensino noturno, formação de professores, política do livro didático e currículo do ensino médio. Em torno desses temas, estruturou-se a agenda política da Semtec para a área.
O encontro reuniu representantes e técnicos do MEC, secretários estaduais de Educação, educadores e especialistas, entre outros. Para Marise Nogueira Ramos, diretora de Ensino Médio da Semtec, foi uma oportunidade para selar compromissos. 'A Semtec incorporou as propostas dos educadores e, em contrapartida, a sociedade civil se envolveu concretamente no processo de construção de uma política para o ensino médio', afirmou.
Em 2002, 8,7 milhões de jovens cursavam o ensino médio no país. Pelo censo escolar de 2003, divulgado pelo Inep, esse número subiu para 9 milhões, uma expansão de mais de 4%. Só na rede pública, são 7,9 milhões de alunos, 4,1 milhões deles estudando no turno da noite.
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=16426
Jornal da Ciência
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|