Unicef defende direitos de crianças indígenas |
|
|
Publicado pelo site da Folha Online 25/02/2004 |
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) exortou hoje governos de todo o mundo a tomar mais responsabilidade para assegurar os direitos da crianças indígenas, descritas pela entidade como um dos grupos mais marginalizados do mundo.
"A responsabilidade de promover e proteger os direitos humanos das crianças indígenas é universal", declarou a diretora-executiva Carol Bellamy, no lançamento do informe do Unicef "Assegurando os Direitos das Crianças Indígenas".
"Os indígenas vivem com um legado de opressão, exclusão e extrema pobreza", afirmou.
De acordo com o informe, realizado pelo Centro de Pesquisa Innocenti, do Unicef, os 300 milhões de indígenas do mundo, espalhados por mais de 70 países, têm menos acesso à saúde e à educação do que os não-indígenas. As crianças sofrem ainda mais, afirmou o informe.
Embora os maiores problemas estejam relacionados à saúde e à educação, a questão foi exacerbada pela "invisibilidade" das crianças indígenas.
"Um meio de tornar as crianças indígenas menos invisíveis logo no começo é o registro de nascimento", afirmou Bellamy. "Porque se ao menos você existir nos olhos do sistema talvez haja melhores serviços."
O informe indica que os problemas das crianças indígenas não estavam restritos à renda e aos países pobres e que eles se estendiam dos EUA à Austrália, da Bolívia ao Camboja.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u69615.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|