Ensino a distância: mais instituições credenciadas

Publicado pelo UOL Educação 20/02/2004

O MEC (Ministério da Educação) credenciou 18 instituições de ensino superior a oferecerem este ano cursos a distância nas modalidades graduação e pós-graduação. Há cursos diversos, voltados à formação de professores, como pedagogia, e para outras áreas de atuação, como secretariado executivo bilíngüe e administração de empresas.

Os cursos de pós-graduação a distância, no entanto, são mais comuns, de acordo com o professor Sérgio Kieling, titular da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). "A especialização é um curso menor e, conseqüentemente, mais simples de montar. Além disso, as próprias características do ensino a distância o tornam mais voltado para o aluno que já é profissional'', explica. A UFRGS oferece, atualmente, especialização a distância em informática na educação e em administração e planeja ofertar cursos não presenciais ou semipresenciais de graduação.

A UnB (Universidade de Brasília), que mantém há três anos graduação a distância em pedagogia, pode agora certificar a primeira turma, que se formará no primeiro semestre de 2004. A Portaria 4.055, publicada em 26 de dezembro de 2003, credenciou a instituição a ofertar cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância.

Projeto Veredas
A certificação do ensino não presencial é realidade recente também na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Desde a publicação da Portaria 2.552, em setembro de 2003, a universidade está autorizada a fornecer diplomas em graduação a distância. A UFMG, no entanto, já trabalhava com essa modalidade de ensino desde 2002, por meio do Projeto Veredas, que oferece formação superior a professores de ensino fundamental com 2°grau. Encontra-se em tramitação processo para que a universidade possa oferecer também pós-graduação a distância em enfermagem.

Outra universidade credenciada recentemente (em 11 de dezembro de 2003) para oferecer graduação online é a Unama (Universidade da Amazônia). A instituição já oferece os cursos de administração de empresas, administração com habilitação em marketing, ciências econômicas e secretariado executivo bilíngüe. Foram credenciadas também a oferecer pós a distância, a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) (MBA em gestão da informática em agronegócio e especialização em gestão de educação a distância), a Uece (Universidade Estadual do Ceará), a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Unisinos (Universidade do Vale dos Sinos).
Veja a lista das instituições credenciadas em:

UOL Educação