> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Autor de livro de arte sacra concorre a prêmio


Publicado pelo site do Governo do Estado de SP 01/03/2004

O pesquisador e professor especializado em arte sacra brasileira Percival Tirapeli, autor do livro Igrejas Paulistas: Barroco e Rococó, uma co-edição da Imprensa Oficial e Editora da Unesp, está concorrendo pelo trabalho, nesta obra ao Prêmio Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) 2003. Ao lado de Alberto Beuttenmuller e Almerinda da Silva Lopes, Percival disputa o Prêmio Sérgio Milliet, na área de pesquisas. A lista dos vencedores será divulgada no final de março, e a festa da premiação está marcada para o dia 26 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Dez categorias

O Prêmio ABCA é destinado a profissionais, personalidades e instituições que contribuíram para a cultura nacional durante o ano passado. A atual edição vai conceder prêmios em dez categorias - duas a mais que a anterior. Além das recém-criadas Difusão na Mídia e Exposição, as categorias premiadas são Artista Contemporâneo, Personalidade, Artista/Trajetória, Curador, Instituição, Crítico Filiado, Crítico/Trajetória e Pesquisador.

“São Paulo é sempre mais lembrado pelo Modernismo, ficando eclipsada a arte colonial. Estava precisando de um livro que apresentasse todas essas obras ao Brasil à altura de seu valor histórico”, comenta Percival. E esse valor histórico, segundo ele, é porque em São Paulo há exemplares da gênese da arte brasileira, entre os quais a imagem de Nossa Senhora da Conceição (de 1560) e os fragmentos do altar da mesma igreja (de 1559), ambos em São Vicente. E também o Poema à Virgem (de 1573), escrito por Anchieta, e a encenação da primeira peça teatral, ocorrida no Pateo do Colegio, no século 16.

Autor e suas obras

Percival é mestre e doutor em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e professor livre-docente pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É autor, ainda, de As mais belas igrejas do Brasil (1999), Patrimônios da Humanidade no Brasil (2001) e Festas de fé (2003, com fotos de Rosa Galditano), todos pela Metalivros, e autor e organizador de Arte sacra colonial - Barroco Memória Viva (2001), pela Editora Unesp/Imprensa Oficial.

Pesquisador refaz caminhos sugeridos por Mário de Andrade

O livro de Percival Tirapeli traz textos e um levantamento fotográfico de igrejas coloniais e imperiais de São Paulo. Tem como referência o levantamento fotográfico realizado em 1937 pelo escritor Mário de Andrade, durante os trabalhos de criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan).

O pesquisador segue os passos de Mário e refaz os mesmos caminhos sugeridos pelo escritor modernista: o litoral, o caminho para as minas de ouro, os caminhos jesuíticos com suas capelas alpendradas, os arredores de São Paulo, os caminhos para o Sul, para o Vale do Paraíba e para o Vale do Tietê.

São 474 fotos, muitas das quais desvendam, pela primeira vez, a história e a iconografia da arte e da arquitetura religiosas paulistas. O pesquisador faz uma análise que vai da segunda igreja brasileira, na São Vicente de 1570, até o movimento neocolonial do século 20, que recuperou peças de antigas igrejas destruídas para dar lugar ao novo urbanismo na cidade de São Paulo.
SERVIÇO
A edição tem 376 páginas, custa R$ 160,00 e está à venda nas livrarias e no site da Imprensa Oficial www.imprensaoficial.com.br/livraria
Leia a matéria na íntegra em:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.asp?id=47932

Site do Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader