> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Trote Cidadão adota coleta de alimentos


Publicado pelo jornal Folha de S.Paulo 02/03/2004

As principais universidades da região de Ribeirão Preto receberam ontem seus novos alunos, com programas específicos para impedir a ocorrência de trotes violentos.

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Araraquara, Jaboticabal e Franca, e a USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto receberam cerca de 3.400 calouros.

Na UFSCar, por exemplo, foi criado o projeto A Calourada, para receber os alunos com atividades educativas. Já a Unesp começou o período com o Trote Cidadão, que propõe a arrecadação de alimentos para doação.

Na capital paulista, também ocorreram trotes. Na atlética da faculdade de medicina da USP --onde o calouro Edison Hsueh foi encontrado morto na piscina após trote em 1999-- o clima ontem era de descontração.

Após uma aula inaugural de manhã, a tarde dos estudantes foi preenchida com música, bebidas, churrasco e banho de espuma. A pintura no rosto e o corte do cabelo ficaram de fora.

"Amanhã quem quiser vai participar de uma doação de sangue e na quarta haverá uma visita ao Hospital das Clínicas", afirma Marileide Gonçalves da Cruz, 20, aluna do 2º ano de terapia ocupacional e integrante do centro acadêmico do curso. "Podemos brincar à vontade, mas sem machucar ou constranger os calouros", diz.

Com as roupas cobertas de espuma, o calouro de medicina Eduardo Nascimento, 18, aprovava a festa e a atitude dos veteranos. "Será que vai ser assim a semana toda? Todo mundo foi muito sossegado com a gente. Nem rasparam o meu cabelo, raspei na casa da minha avó", diz.

Em outro prédio da USP --da Escola Politécnica--, o dia foi ocupado com atividades mais formais, mas também sem traços de brutalidade. Aula inaugural e palestras nos dois auditórios do prédio serviram como momentos de integração entre os novos e antigos alunos do curso.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15124.shtml

Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader