MEC quer incluir crianças de 6 anos na escola |
|
|
Publicado pelo site Folha Online 03/03/2004 |
Estados e municípios que integrarem crianças de seis anos ao ensino fundamental vão ter apoio técnico e pedagógico da Secretaria de Educação Infantil e Fundamental (Seif) do Ministério da Educação (MEC).
Para que os estudantes comecem os estudos mais cedo, é necessário uma reestruturação do ensino fundamental, segundo o MEC. "É importante assegurarmos diretrizes pedagógicas coerentes e consistentes e acompanhamento dos sistemas de ensino responsáveis pela inclusão dessas crianças", disse a diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Lúcia Lodi.
Alguns Estados --Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Goiás-- e municípios --como como Itapetinga (BA), Imaculada (PB), Fortaleza (CE) e Santa Cruz do Capibaribe (PE)-- aderiram ao projeto neste ano.
A primeira etapa para um maior número de adesões aconteceu em fevereiro, quando a Seif promoveu sete encontros regionais, ocorridos em Campinas, Florianópolis, Rio Branco, Goiânia, Recife, São Luís e Belo Horizonte. Deles participaram representantes de mais de 250 municípios e 16 secretarias estaduais de educação.
A ampliação do ensino fundamental, com a inclusão das crianças de seis anos, está prevista na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 --a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)--, e é uma das metas da educação fundamental no Plano Nacional de Educação (PNE).
A idéia é dar melhores condições de alfabetização e de letramento às crianças.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15135.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|