> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Mulheres se formam mais que homens


Publicado pelo site da Folha Online 08/03/2004

O número de mulheres que concluem todos níveis de ensino (fundamental, médio e superior) é maior que o de homens no Brasil. O levantamento, feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, ligado ao Ministério da Educação), foi divulgado nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

A maior diferença aparece no ensino superior: 63% dos concluintes é do sexo feminino; do total de matrículas, as mulheres representam 56,5%. No ensino médio, 56,3% das concluintes são mulheres, contra 54,2% de matrículas; no fundamental, 53,4% e 49%, respectivamente.

"O principal motivo é que a escola é uma das estratégias para as camadas que levam desvantagem social", apontou o diretor de tratamento e disseminação de informações educacionais do Inep, José Marcelino de Rezende Pinto. "Um dos exemplos dessa desvantagem é que, geralmente, a mulher precisa estudar mais que o homem para ganhar o mesmo."

O instituto levou em conta o Censo Escolar 2003, para o ensino fundamental e médio, e o Censo de Educação Superior 2002 (último disponível).

Disciplina

Além de permanecerem por mais tempo na escola, as alunas aproveitam melhor o ensino, segundo educadores ouvidos pela Folha Online. "A aluna é mais disciplinada", afirmou o coordenador do Anglo Vestibulares, Ernesto Birner.

No caso específico dos vestibulares --prova que cobra um conteúdo extenso--, Birner afirma que as estudantes levam ainda mais vantagem. "Devido a essa disciplina, elas tendem a organizar melhor o tempo e, com isso, aprendem mais."

O mesmo se aplica aos alunos mais jovens, segundo a orientadora Alda Machado da Costa, do Colégio Santo Agostinho, que atende estudantes do ensino infantil ao médio . "As meninas são um pouco mais responsáveis e interessadas."

Alda, entretanto, acha que a diferença não é grande. "Quando um aluno dispersa, ele se levanta, fala alto. Quando é uma menina, ela é mais discreta, geralmente conversa baixo ou fica escrevendo", apontou. "Por isso, às vezes há a impressão de que os meninos são mais dispersos."

Ensino superior

A porcentagem de mulheres matriculadas em ensino superior subiu de 53,3%, em 2001, para 56,5%, em 2002. Em números absolutos, isso significa que o número de alunas subiu de 833.949 para 1.964.649; no mesmo período, o total de alunos cresceu de 1.565.056 para 3.476.194.

Em engenharia, curso tradicionalmente feito por homens, a porcentagem de mulheres subiu de 17,4% (25.503) para 20,3% (42.802).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15170.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader