> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Obesidade pode afetar fertilidade


Publicado pelo site Folha Online 08/03/2004

O aumento excessivo de peso em mulheres com mais de 18 anos é um fator de maior risco para o câncer de mama, além de afetar a fertilidade, indica um estudo da Sociedade Americana do Câncer.

De acordo com a pesquisa, as mulheres que engordam entre nove e treze quilos depois dos 18 anos apresentam risco 40% de enfrentar a doença do que as que mantêm o peso estável. Entre aquelas que ganham mais de 30 quilos, o risco dobra.

"O câncer de mama está diretamente relacionado ao peso da mulher. Um leve aumento dessa massa pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Por isso, é preciso estar atenta", afirma Paulo Serafini, ginecologista e diretor do Centro Huntington de Medicina Reprodutiva.

No que se refere à fertilidade feminina, a obesidade altera os níveis de insulina liberados pelo pâncreas. Este processo desencadeia uma superprodução de hormônios masculinos pelos ovários, o que interrompe a liberação de óvulos.

"Os quilos extras normalmente abalam a saúde cardiovascular, o equilíbrio hormonal e a estrutura anatômica. Além disso podem causar também um distúrbio de transmissão de sinais hormonais, afetando seriamente a fertilidade", conclui Serafini. "Há muitas pacientes que enfrentam dificuldade para engravidar por causa de problemas relacionados à obesidade, diabetes e ovários policísticos", conclui.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11259.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader