CRE Mario Covas promove cursos e oficinas

Publicado pelo site da SEE/SP 10/03/2004

Durante o primeiro semestre de 2004, o CRE Mario Covas estará promovendo uma série de atividades institucionais e voltadas aos professores da Rede Pública Estadual. Veja a seguir a programação cursos e oficinas sobre leitura e Literatura, além das informações sobre I Prêmio Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor, cujos resultados serão divulgados em abril.

Cursos e Oficinas
Atento ao papel fundamental a ser desempenhado pelas escolas na formação de novos leitores, o CRE Mario Covas fez da leitura e da Literatura os temas centrais das oficinas e cursos dirigidos a professores das escolas públicas estaduais. Desde o segundo semestre de 2003, quando foi iniciada, a programação recebeu uma participação expressiva de professores de todo o Estado.
No primeiro semestre de 2004 o ciclo de cursos e oficinas dará continuidade ao trabalho de preparar o professor para trabalhar com a leitura em sala de aula. Estão sendo oferecidos os cursos “Monteiro Lobato na sala de aula”, com duração de 32 horas e início em 10 de março, “Leitura e produção de textos” (40 horas, início em 18 de março), além das oficinas. “O conto na sala de aula”, “Abraçando a palavra”, “A arte de contar histórias” e “A formação de leitores”, com cargas horárias que vão de 8 a 12 horas.
\"Nossa intenção é contribuir com a criação de um espaço efetivo para a reflexão e vivência de práticas pedagógicas para a formação de leitores. Acreditamos que a temática não poderia ser mais acertada, já que a Literatura tem um papel muito especial na \'construção\' do indivíduo e de sua visão de mundo\", diz a coordenadora do CRE Mário Covas, Maria Aparecida Magnani.
As inscrições para os cursos e oficinas estão abertas preferencialmente para professores PEB I e II, Assistentes Técnicos Pedagógicos - ATPs e Coordenadores Pedagógicos. Segundo Maria Aparecida, algumas Diretorias de Ensino solicitaram a realização das oficinas em suas instalações, a fim de facilitar a participação dos professores. “A demanda será atendida em função da disponibilidade dos docentes e da quantidade de alunos interessados”, explica a coordenadora.
Local dos cursos e oficinas
Centro de Referência em Educação Mário Covas
Av. Rio Branco 1.260, Campos Elíseos, São Paulo.

Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas por fax, telefone ou e-mail, informando os seguintes dados:
- O(s) curso(s) e oficina(s) e datas escolhidas
- Nome completo
- RG e CIC
- Endereço
- Telefone, fax e e-mail para contato
- Escola ou órgão em que trabalha
- Diretoria de Ensino
- Telefone e fax do local de trabalho
- Cargo e função que ocupa
- Disciplina