> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
MEC produz material multimídia


Publicado pelo jornal Folha de S.Paulo 12/03/2004

Um dos programas mais audaciosos do MEC na corrida à inclusão digital é a Rived (Rede Internacional Virtual de Educação). Desenvolvida pela Seed (Secretaria de Educação a Distância) e pela Semtec (Secretaria de Educação Média e Tecnológica), ela envolve a produção de material pedagógico multimídia, a capacitação de pessoal e a distribuição dessas informações na rede.

Na primeira fase do projeto, encerrada no final de 2003, um grupo de dez pessoas desenvolveu 20 módulos educacionais (material didático digital adaptado à grade curricular) voltados ao ensino das ciências da natureza e da matemática no ensino médio público.

Segundo Américo Bernardes, diretor-geral do ProInfo, a partir deste ano, mais 12 equipes, formadas por alunos e professores de ensino superior, serão incorporadas à rede, num programa chamado de fábrica virtual. Eles ganharão bolsas de estudo.

"Além da produção de módulos para cobrir todo o currículo do ensino médio, o intuito é criar nos licenciandos uma postura ativa, passando de simples consumidores de tecnologia para assumirem um papel de criadores."

Ele afirma que o material ficará disponível a professores de escolas públicas na internet.

Para a educadora Martha Stone Wiske, da Escola de Graduação em Educação de Harvard, é fundamental que os objetos de aprendizagem tenham um objetivo claro para os alunos e que o professor faça uma avaliação contínua do processo.

Ela participou nesta semana de um seminário internacional sobre o uso da tecnologia em educação, em São Paulo. "Não adianta apenas criar objetos de aprendizagem e torná-los disponíveis. Eles têm de fazer parte do dia-a-dia do aluno e do professor", diz.

Na opinião da professora e consultora Vera Novaes, a utilização da tecnologia não terá impacto nas escolas se não houver investimento na capacitação dos professores.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15196.shtml

Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader