> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Alunos geram renda com reciclagem do lixo


Publicado pelo site do MEC 19/03/2004

Os estudantes da Escola Estadual Padre Antão, na cidade de São Paulo, estão aprendendo a reciclar o lixo gerado no colégio e a gerar renda com os produtos feitos com o material reciclado. O projeto Educação Ambiental – Questão Lixo: reduzir, reutilizar, reciclar, gerar renda foi um dos três contemplados na categoria mérito do Prêmio Grupo Ciência, que será entregue às 16h da segunda-feira, 22, no auditório do Ministério da Educação, em Brasília.
O projeto da escola paulista nasceu a partir da conscientização dos estudantes sobre a necessidade de ser dado um tratamento mais adequado ao lixo produzido na escola e na cidade. A coordenadora do projeto, professora Valdenira Silveira, conta que o comportamento de certos alunos na hora da merenda – sujando os pátios da instituição e desperdiçando os alimentos – provocou críticas indignadas dos colegas nas salas de aula. “Foi então que eles passaram a se preocupar com a questão do tratamento do lixo, não só na escola, mas também em São Paulo e em outras cidades do mundo”, afirmou. Estimulados pela professora, começaram a se aprofundar no assunto.
A preocupação da garotada cresceu ao descobrir que São Paulo não tem mais onde despejar as toneladas de lixo produzidas diariamente, o que levou a prefeitura do município a promover um programa de coleta seletiva e de reciclagem dos resíduos. O interesse dos alunos levou outros professores a tratar do tema. As pesquisas levaram à descoberta de experiências mundiais de transformação do lixo em geração de renda.
Decididos a entrar no movimento mundial de preservação da ecologia, os estudantes começaram a fazer arte a partir de resíduos, nas aulas de Educação Artística. Alguns transformaram garrafas plásticas de refrigerantes em brinquedos, boliches e pufes. Outros preferiram preparar doces a partir de cascas de frutas. Peças de artesanato também foram criadas. Uma exposição dos produtos criados pelos alunos foi montada pela escola – e o resultado das vendas superou as expectativas.

http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=5370

Ministério da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader