Concentração de CO2 na atmosfera atinge recorde |
|
|
Publicado pelo site Folha Online 22/03/2004 |
Uma das principais culpadas pelo aquecimento global, a concentração de CO2 (gás carbônico) alcançou nível recorde na atmosfera terrestre depois de crescer em ritmo acelerado no último ano.
O alerta é de pesquisadores do Observatório Mauna Loa, localizado no Havaí, que detectaram uma concentração média de 379 partes por milhão de CO2 na atmosfera --três a mais do que a média verificada no último ano.
De acordo com os pesquisadores, antes da era industrial e da queima intensa de combustíveis fósseis, a concentração média de CO2 na atmosfera se sustentou em 280 partes por milhão.
Há um ano, a média detectada foi de 376 partes de CO2 por milhão. O crescimento é considerado alto se comparado com a média de crescimento anual de 1,8 parte por milhão na última década.
O CO2 e outros gases que causam o efeito estufa absorvem o calor do Sol e impedem que a radiação se dissipe para o espaço. Segundo os cientistas, essa característica é responsável pelo aumento da temperatura global.
A principal fonte de emissão de CO2 é a queima de combustíveis fósseis, sobretudo os derivados de petróleo e o carvão mineral.
Durante o século 20, a temperatura média da Terra aumentou 0,6ºC. Segundo estimativas do IPCC (Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas), até 2100 a concentração média de CO2 deve chegar entre 650 e 970 partes por milhão. Como resultado, as temperaturas aumentarão cerca de 1,4ºC e 5,8ºC de 1990 a 2100.
O aumento da temperatura global pode alterar o clima de todo o mundo, aumentar os níveis dos oceanos e levar a outras conseqüências imprevisíveis.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11373.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|