ONG de jovens lança um boletim de política |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 25/03/2004 |
Com a proposta de formar um espaço a partidário para trocar informações de debates e reflexões políticas, a organização não - governamental Interagir, composta por 12 universitários de Brasília - DF, lançou este mês o boletim eletrônico: "Falando em Política".
Um dos principais objetivos do informativo é proporcionar ao jovem um espaço onde ele possa colaborar na construção das políticas públicas para o país. "Pretendemos passar as informações de uma forma positiva e, ao mesmo tempo, atrativa", conta o diretor técnico da ONG Interagir, Matheus Braga Fernandes.
Na publicação, dirigida principalmente aos jovens entre 14 e 25 anos de idade, são veiculadas informações sobre a participação política, além de textos sobre a história da política, desde da Grécia até os dias atuais. O boletim conta também com enquetes temáticas para saber a opinião dos leitores.
Em junho de 2000, o Interagir iniciou seus projetos para o protagonismo juvenil, mas foi apenas em 2002 que suas iniciativas começaram a sair do papel. A ONG articula três grandes projetos de frentes de trabalho. O pioneiro foi o "Geojuvenil", um programa para desenvolver políticas públicas, em que os jovens produziam todo contexto do programa.
No ano passado, o grupo criou o "Voto, logo opino!" que tem como objetivo a ampliação da percepção política da juventude. A idéia era discutir e analisar as propostas para a juventude criadas pelos deputados de Brasília. "O resultado foi ótimo. Conseguimos informar todas as ações e os jovens puderam acrescentar a sua opinião", relata o diretor.
A princípio, a proposta era fomentar ações para a construção de um portal, mas devido à falta de apoio, principalmente financeiro, o grupo decidiu criar o boletim. "É importante frisar que, por estarmos em Brasília, fica mais ainda fácil de transmitir as informações", relata Mateus.
Uma das grandes metas da ONG agora é produzir um estatuto voltado para juventude: "A nossa pretensão é criar um plano nacional de juventude, assim como existem os estatutos da criança, do adolescente e do idoso", comenta Mateus. Mas para isso, segundo ele, é importante que a população participe e saiba de tudo o que acontece. "Divulgar todas as informações que temos para o maior número de pessoas é o que pretendemos", conclui. O endereço do boletim é: http://www.interagir.org.br/politica/1.html .
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/fazendo/id250304.shtml
Site Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|