Uso pedagógico da WEB é tema de evento do CRE

Publicado pelo site do CRE Mario Covas 30/03/2004

No próximo dia 6 de abril (terça-feira), o Centro de Referência em Educação Mario Covas/SEE-SP promove a videoconferência 'Navegar é preciso - roteiros pedagógicos na Internet'. A programação, que integra a Rede do Saber, é dirigida a ATPs e coordenadores pedagógicos, e tem como objetivo principal mostrar as possibilidades de utilização pedagógica da Internet, em especial do Site do CRE.

"Mostraremos a estrutura de navegação do site e daremos uma idéia da multiplicidade de roteiros pedagógicos que ele oferece, nas diferentes áreas do conhecimento", diz a coordenadora Maura Dallan. Ela dividirá a apresentação da videoconferência com o videomaker e apresentador Marcelo Tas, da TV Cultura. "Nossa grande preocupação, ao pensar no formato desta videoconferência, era encontrar uma forma atraente, ágil e simples de falar sobre as novas tecnologias aplicadas à sala de aula, e foi então que pensamos no nome de Marcelo Tas, um profissional totalmente identificado com o tema", explica a coordenadora do CRE Mario Covas, Maria Aparecida Magnani.

A videoconferência, que irá ao ar das 10h às 12h, com transmissão para os 90 pontos de recepção da Rede do Saber, será dividida em três partes: na primeira, Marcelo falará sobre a Internet e suas infinitas possibilidades e potencialidades; depois, o apresentador conversará com Maura Dallan sobre os recursos disponíveis no Site do CRE, mostrando alguns exemplos de roteiros temáticos; na última parte, Maura e Marcelo responderão às perguntas feitas ao vivo pelos professores. A expectativa é de que 2.500 educadores participem da programação.

Breve currículo de Maura Dallan:
Maura Dallan é pós-graduada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Stanford. Coordena as atividades do Site do CRE Mario Covas, é professora da Universidade Católica de Santos e consultora da Unesco para assuntos de Educação a Distância.

Breve currículo de Marcelo Tas:
Marcelo Tas é diretor, apresentador e roteirista de TV. Participou da criação de alguns programas inovadores na televisão brasileira, como "Castelo Rá-Tim-Bum" (TV Cultura SP) e "Programa Legal" (Globo). Também integrou as equipes de criação de programas de cunho pedagógico, como 'Telecurso 2000', no qual atuou como diretor de criação, e 'Professor Planeta', como ator, roteirista e diretor. É um dos membros fundadores da produtora independente "Olhar Eletrônico", pioneira na renovação da linguagem televisiva dos anos 80 - onde ele dirigiu e interpretou o repórter ficcional "Ernesto Varela". Atualmente, apresenta o programa "Vitrine", na TV Cultura, o primeiro a tratar da internet e das novas mídias em TV aberta no Brasil. Também participa do Jornal da Cultura em seu novo formato, com o 'Blog do Tas'. Marcelo já foi agraciado com vários prêmios no Brasil e exterior. Entre eles, a bolsa para cinema e TV da Rockfeller McArthur Foundation e também com o prestigioso Fulbright Scholarship Award, ambos dos Estados Unidos.

Serviços:
Videoconferência 'Navegar é preciso - Roteiros pedagógicos na Internet'