Organizadores estimam em 100 mil público no FME |
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Publicado pelo site da Folha Online 05/04/2004 |
A organização do Fórum Mundial de Educação São Paulo, que aconteceu de quinta-feira (1) a domingo (4), estimou em 100 mil o número de participantes do evento. A previsão era de 60 mil.
O tema central foi Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. Dos debates, foram estabelecidos 15 pontos que deverão ser incorporados à Plataforma Mundial de Educação.
O evento em São Paulo foi preparatório para o Fórum Mundial de Educação, que acontecerá em julho, em Porto Alegre.
As conclusões são:
1. Desmercantilizar a educação e garantir a sua natureza pública.
2. Tornar a cidade um espaço intencionalmente educativo.
3. Trazer para o currículo e para a escola o conhecimento e as experiências da cidade, do campo e de suas comunidades.
4. Incorporar ao currículo a leitura da cidade, do campo e do mundo, realizada pelos educandos e educandas, a partir de suas identidades culturais.
5. Combater a manipulação do conhecimento da comunidade como instrumento de exclusão social.
6. Ampliar os espaços de inter-relação entre comunicação e educação por meio das experiências de produção dos meios de comunicação nas escolas a partir de uma perspectiva de gestão democrática.
7. Priorizar e ampliar os recursos públicos para a educação, concebida como dever do estado.
8. Desenvolver a pedagogia da participação democrática consolidando o caráter público dos espaços educacionais da sociedade.
9. Incentivar a formação permanente e sistemática dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação como uma das condições de construção do conhecimento.
10. Educar para a sustentabilidade de modo a articular as diferenças ambientais, sociais e culturais, preservando a singularidade dos sujeitos.
11. Garantir a cultura como foco de mediação permanente nas instâncias educativas e combater a sua massificação e mercantilização.
12. Reconhecer a concepção de escola pública, popular e cidadã como parte do processo de construção de uma cidade educadora.
13. Reconstruir a universidade pública, garantindo sua autonomia e sua qualidade social na produção e na irradiação do conhecimento.
14. Reconhecer a criança e o jovem em todas as suas identidades sociais como agente criativo, criador, crítico e participante da construção do conhecimento na cidade educadora.
15. Garantir o direito ao acesso e à permanência, em condições cidadãs, aos deficientes na cidade educadora.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15322.shtml
Folha Online
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