Pesquisadora propõe índice de igualdade racial

Publicado pela Revista do Terceiro Setor 12/04/2004

Depois dos índices de desenvolvimento humano e juvenil, daqui a pouco pode ser a vez de a igualdade racial no Brasil - e talvez no mundo - ser avaliada. A idéia é da psicóloga Edna Roland, coordenadora da Área de Combate ao Racismo e à Discriminação da Unesco no Brasil. Há algumas semanas, ela apresentou a proposta de criação do Índice de Igualdade Racial na última reunião do Grupo de Experts Eminentes, do qual faz parte. O órgão é responsável por acompanhar a implementação do Programa de Ação de Durban, que busca eliminar todas as formas de preconceito e discriminação racial.
A idéia foi bem recebida e agora Roland busca apoio tanto dentro quanto fora do país para levar adiante o projeto do índice. Para ela, a criação do IDR neste ano seria muito importante, pois é o Ano Internacional de Comemoração das Lutas contra a Escravidão. \"O Índice de Igualdade Racial deverá se constituir numa ferramenta política e ética: ninguém quer ficar mal na foto, os governos irão se preocupar em expor as desigualdades existentes\", diz a brasileira.
Uma das fundadoras do Coletivo de Mulheres Negras e do Instituto Geledés da Mulher Negra, duas entidades bastante ativas no cenário nacional, Roland acha que o racismo no país está diminuindo, mas ainda é muito forte – e isso pode ser notado em qualquer lugar a que se vá. Nesta entrevista ela explica melhor como seria desenvolvido o IIR e fala sobre a força do preconceito racial no Brasil.

Rets - Explique no que consistiria o Índice de Igualdade Racial. Que indicadores seriam utilizados e qual seu período de reavaliação? Seria um índice a ser utilizado em todo o mundo ou só no Brasil?
Edna Roland - A proposta do Índice de Igualdade Racial baseou-se no Índice de Desenvolvimento Humano, que é calculado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para todos os países que fazem parte da ONU, e na experiência que foi desenvolvida pelo economista Marcelo Paixão e pela pesquisadora Wania Santana de calcular separadamente o IDH de negros e brancos no Brasil, como se fossem dois \"países\" diferentes. Para se ter uma idéia, em 2001 o Observatório Afro-Brasileiro, coordenado por Marcelo Paixão, calculou que o IDH dos negros no Brasil era de 0,712 e o dos brancos, 0,820, ficando o Brasil Negro na 107ª posição num total de 175 nações, enquanto o IDH do Brasil branco ocupou a 65ª posição. Assim, imaginei que se poderia desenvolver um índice que justamente classificasse os países pelo grau de desigualdade racial existente na sua população. A operacionalização da proposta deverá ser delineada por um grupo de trabalho envolvendo as diversas agências do sistema ONU, incluindo a Unesco, Pnud, Banco Mundial, OIT, Unctad, FNUAP e o Alto Comissariado de Direitos Humanos. Uma idéia possível é que este índice utilize os mesmos indicadores que compõem o IDH: rendimento per capita, escolaridade (taxa de escolaridade e de alfabetização) e esperança de vida ao nascer. Todavia o cálculo deverá ser feito separadamente para os grupos étnicos/raciais que compõem a população de cada país e deverá ser construída uma escala para medir a desigualdade entre os grupos. A proposta é que este índice seja utilizado para avaliar a desigualdade racial em todos os países, que serão então classificados de acordo com o grau de desigualdade. Quanto à periodicidade, estamos ainda no processo inicial de discussão, mas se a experiência do IDH for seguida, o IIR deverá ser calculado anualmente.

Rets - Qual foi a reação à proposta na Unesco?
Edna Roland - A proposta foi apresentada inicialmente em Genebra, em setembro de 2003, na reunião do Grupo de Experts Eminentes, do qual faço parte, encarregado de acompanhar a implementação da Declaração e Programa de Ação de Durban. Ela foi recebida com muito entusiasmo pelos meus colegas da Unesco, tanto do escritório do Brasil quanto da sede, em Paris. A Divisão de Direitos Humanos da sede colocou o desenvolvimento deste índice como uma das suas prioridades para o biênio 2004-2005.
Veja a entrevista na íntegra em:

Revista do Terceiro Setor