> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Estimulação precoce ajuda crianças deficientes


Publicado pelo site Aprendiz 14/04/2004

A estimulação precoce é a base fundamental para o desenvolvimento da criança. Por isso, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) criou o “Programa de Estimulação Precoce”, que – como o nome diz - estimula as funções e a capacidade da criança com deficiência mental.
O programa atende 350 crianças, de zero a cinco anos de idade, portadoras de deficiência mental ou que tenha algum atraso no desenvolvimento. Nesses atendimentos, que acontecem uma vez por semana, pais e filhos aprendem juntos a superar os obstáculos que atrapalham o desenvolvimento da crianças.
Os pais aprendem como estimular a criança com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional. “Se a mãe não está bem, ela não consegue estimular o seu filho”, afirma a coordenadora do setor de Estimulação Precoce da Apae, Marilandy Franco.
Para os recém-nascidos portadores de deficiência há uma série de exercícios especiais de detectam e estimulam a capacidade cognitiva. Se a criança não recebe esses estímulos até os quatro anos e 11 meses de idade, pode ter atraso na fala, locomoção e capacidade cognitiva. Além disso, a convivência dessa criança com outras que não apresentam deficiências também é um estímulo. Por isso, a recomendação de que se procure uma escola inclusiva.
A conscientização e o incentivo por partes de todos (pais e comunidade) são indispensáveis para superar essas dificuldades. “Quanto mais cedo a criança for estimulada, mas ativa ela se tornará. A criança, mesmo com deficiência, consegue atingir sua capacidade mais cedo”, conclui a coordenadora.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge140404.htm

Site Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader