> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Adolescentes fizeram site na 4ª Cúpula de Mídia


Publicado pela Revista Nova Escola Abril/2004

Antes da internet, elaborar um produto jornalístico era uma tarefa que exigia um aporte gráfico bastante limitador. Para que fossem difundidas e lidas, as reportagens precisavam ser impressas em papel. Hoje, o mundo virtual libera esse lado, digamos, palpável da notícia. É por isso que o grupo de jovens da oficina web foi capaz de produzir, em apenas quatro dias de trabalho, um site sobre diversidade cultural com informações coletadas durante a 4ª Cúpula de Mídia para Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro.
O trabalho teve a mediação do educador mineiro Leonardo Matosinhos, da Associação Imagem Comunitária. Nesta reportagem você vai conhecer o passo-a-passo do projeto desenvolvido por ele com a criançada. A idéia é que você reproduza com sua turma essa seqüência de atividades. É claro, sempre fazendo as adaptações necessárias à sua realidade.

Objetivo do projeto e definição do tema

A primeira atividade do grupo foi conhecer o objetivo da oficina, traçado pela organização do evento. A idéia era promover uma discussão sobre os diversos temas ligados à internet e criar um produto com natureza jornalística para web, sem se ater aos padrões jornalísticos vigentes, ou seja, com total liberdade de criação. "Em cima dessa proposta, abordamos numa conversa inicial temas como acesso à rede, segurança, ética, a importância da rede na formação dos jovens, de um jeito divertido e próprio à idade da turma", explica Matosinhos.

Na apresentação entre si, os participantes do grupo já começaram a delimitar o tema do site. Vindos de vários países diferentes, os jovens perceberam o caldo cultural que representavam. Superada a barreira da língua, essa sensação motivou a garotada a trocar entre si o que há do lado de lá de cada fronteira e transformar essa descoberta no assunto principal do site, a diversidade cultural.

Por conta do pouco tempo disponível durante o evento, a estrutura e o visual do site foram elaborados previamente por desenvolvedores web e chegaram prontos para receber o conteúdo. Mas hoje em dia ferramentas para elaborar a estrutura de um site, que não exigem profundo conhecimento de programação, estão disponíveis em diversos formatos. No próprio editor de textos Word é possível criar uma página.

Planejamento

Com um mapa-múndi estendido no chão, os oficineiros localizaram suas cidades trocaram informações sobre seus países e sobre os hábitos de uso da internet. Rostos, gostos e territórios reconhecidos, deu-se início à discussão do tema do site e ao processo de produção jornalística. Segundo Matosinhos, o papel do mediador nessa etapa é fundamental: ele orienta e põe em dúvida as questões que o jovem propõe, sempre de olho na mídia. "Ao perguntar o que eles acham que o site deve ter, devemos deixar que as questões surjam deles e que a decisão seja coletiva", explica.

Idéias pré definidas, o pessoal se dividiu em equipes de trabalho. Foram quatro equipes: produção de texto, de imagem, técnica html e integração, responsável por reunir o material produzido por outras oficinas, como vídeos e programas de rádio, e inseri-los no site.

Nesse ponto, o mediador entrou em ação mais uma vez e questionou o que e como cada um pensava em executar aquela tarefa. Matosinhos deu dicas sobre como fazer entrevistas e pesquisar na web, tirar fotos bem enquadradas e sobre o que é um texto de qualidade. Tudo a partir do material que começava a ser trazido pela turma.

Flexibilidade

Compartilhar espaço e tempo comum para coletar e produzir material é um facilitador numa atividade como essa. "A construção coletiva favorece o diálogo entre os grupos. É muito comum, e totalmente compreensível, alguém que estava no grupo de texto migrar para foto, por exemplo", explica o mediador. Situações como essa não podem ser encaradas como um desvio do planejado. A organização e o planejamento mudam mesmo ao longo do processo. "A inter-relação é positiva e esperada num trabalho como esse. É mais importante ler o que eles estão trazendo de suas pesquisas e entrevistas e traduzir esse material para um conteúdo jornal

http://novaescola.abril.com.br/noticias/abr_04_20/oficinaweb23.htm

Revista Nova Escola

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader