Faculdade gratuita priorizará aluno das públicas |
|
|
Publicado pelo jornal Diário de S.Paulo 30/04/2004 |
Alunos de escolas públicas da Zona Leste entrarão na disputa por vagas das novas faculdade e escola técnica gratuitas que a Prefeitura vai criar na região com mais pontos que alunos da rede privada. Hoje, a prefeita Marta Suplicy e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançam, em Cidade Tiradentes, a pedra fundamental da primeira unidade da nova fundação de ensino. A idéia é que a instituição privilegie moradores carentes da Zona Leste nos vestibulinho e vestibular, que serão realizados este ano. Para 2005, serão selecionados alunos para 800 vagas.
O projeto da Prefeitura prevê que a Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia terá unidades de ensino nas áreas de saúde pública, engenharia e administração pública e privada. Em Cidade Tiradentes, onde a prefeita e o presidente estarão hoje, funcionará a unidade de saúde, anexa ao futuro hospital público, que será um hospital-escola.
No nível médio, serão oferecidas 480 vagas em cursos técnicos de análises clínicas, higiene dental, farmácia e serviços de saúde. Esse último curso forma, por exemplo, profissionais para atender o público. No nível superior, a instituição terá 320 vagas em dois cursos de tecnologia: gestão em informação da saúde e gestão em serviços de saúde.
A grande diferença da nova instituição de ensino em relação a outras faculdades e escolas técnicas públicas estará na forma de acesso às suas vagas. “O processo seletivo será aberto para todos, com um redação e uma prova de conhecimentos gerais. Mas terá mais pontos quem vier da escola pública e, no caso dessa unidade de saúde, quem tem experiência de trabalho no sistema público de saúde”, diz a economista Mariana Bittar, assessora do gabinete da prefeita Marta Suplicy.
http://www.diariosp.com.br/saopaulo/default.asp?editoria=16&id=303766
Diário de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|