Movimento usa a mídia para educar motoristas |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 28/04/2004 |
Com intuito de combater os altos índices de acidentes, o Movimento Permanente para Diminuição dos Acidentes de Trânsito chama a atenção dos jornalistas e, consequentemente, dos meios de comunicação, sobre os riscos de acidentes decorrentes do uso de bebidas alcóolicas, ou medicamentos fortes - que afetam o reflexo.
Assim, pelo uso da mídia o movimento espera educar indiretamente pedestres, motociclistas, motoristas e ciclistas, para seguir corretamente as leis de trânsito.
Dados levantados pela iniciativa, mostra que cerca de 500 mil pessoas sofrem acidentes por ano. Dessas, 30 mil morrem e quase 100 mil acabam ficando com alguma deficiência.
"Tentamos conscientizar a população a usar o cinto de segurança, andar na calçada e não ultrapassar o limite de velocidade", diz Alberto Galvão Branco, coordenador do Movimento Permante para Diminuição dos Acidentes de trânsito.
O coordenador da iniciativa refuta os dados oficiais sobre o tema. Segundo ele, muitas vezes não são computadas as mortes ocorridas dentro dos hospitais. "As pessoas, que sofrem acidentes graves e falecem no hospital, acabam fazendo parte dos índices de mortes comum", explica.
"Para combater os acidentes, além de conscientizar a população e preciso reforçar a fiscalização, com equipamentos, treinamentos, e qualificação dos policiais sobre como abordar as pessoas que infringem as leis de trânsito", conclui Alberto Galvão Branco.
O movimento surgiu há quase dois anos, pela Associação Brasileira de Tráfego (Abramet), uma entidade médica sem fins lucrativos de promoção de pesquisas científicas e informações relativas à saúde do motorista e segurança de tráfego.
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/midia/id280404.shtml
Site Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|