Jovens: entidade traz oficinas de rádio e vídeo |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 30/04/2004 |
Contribuir com a cidadania oferecendo aos jovens e adolescentes uma inclusão social por meio da arte, esportes e comunicação. Essa é a principal proposta da Associação Estação da Arte, Cultura e Educação, uma entidade que atua no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo, onde desenvolve ações culturais e esportivas atendendo crianças e adolescentes de escolas e da comunidade local.
Fundado desde 2001, a entidade, em parceria com a Ong Associação Fênix e a Petrobrás, desenvolvem ações culturais e esportivas, atendendo crianças e adolescentes das Escolas Estaduais Dom João Maria Ogno e Professor Antonio Alves Cruz e das duas comunidades em que estão inseridas. São diversas oficinas de recreação, como: oficinas de vídeo, basquete, grafite, teatro, percussão e confecção de alfaias, entre outros.
Em algumas delas o jovem aprende técnicas profissionais, que inclusive, possibilita a ele uma ajuda financeira. É o caso da oficina do Projeto Gente Jóia, onde eles desenham e montam jóias. "Eles já estão começando até a receber pelo trabalho que eles fazem", declara a diretora e uma das fundadoras da Estação Arte, Regina Vilela.
Um outro projeto que está sendo muito procurado pela garotada é o Projeto Som da Gente, que ensina produção musical, noções de música, ritmos e produção de show - desde o release até o camarim. Além disso, em algumas escolas, os adolescentes aprendem minimamente todas as técnicas de rádio e a escola contribui com a aparelhagem. O resultado desse aprendizado é apresentado a escolas nos intervalos, quando eles comandam a rádio do colégio transmitindo notícias da comunidade local, da escola, além da música, que não pode faltar.
Na oficina de vídeo os alunos já produziram até um documentário intitulado de "Entre Ruas", que mostra o que acontece nas ruas do bairro da Penha. Os alunos do basquete também não fica para trás, a turma composta por crianças, adolescentes e jovens de 09 à 20 anos, são treinados pela equipe da Ong e alguns já foram encaminhados para clubes profissionais interessados em contrata-los.
Futuramente, a Estação da Arte pretende implantar outros projetos: Plásticos Fantástico (oficina de moda, arte e figurino), Jornal Externo (produção de um fazine) e as oficinas de Informática e Cidadania (uma escola de informática com parceria do Comitê de Democratização da Informática- CDI).
Nesse mês, a instituição vai realizar a primeira mostra de música, o "Artmaio". O evento foi produzido pelos alunos do Projeto Som da Gente com apoio do músico Renato Gama, do grupo Nhocuné Soul. As apresentações começam a partir de amanhã até o dia 22 de maio, sempre as sábados a partir das 19:30. Os ingressos custam R$ 2,00. Quem quiser conferir o musical é só comparecer no Espaço Itamar Assumpção, na sede da entidade, que fica na rua Tatuapé, 34, SP, (travessa da Rua Caquito). Mais informações, entrar em contato pelo telefone: (0xx11) 6646-4822.
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/fazendo/id300404.shtml
Site Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|