MEC adota programa da Unesco |
|
|
Publicado pelo site da Agência Repórter Social 30/04/2004 |
O Ministério da Educação vai apoiar a adoção do Programa Abrindo Espaços da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em todos os Estados e Municípios. Criada como política para diminuição da violência escolar, a proposta da Unesco é transformar as escolas numa referência cultural e de espaço de convivência para os jovens, alunos ou não. Para isso, propõe a abertura dos colégios nos fins de semana, quando voluntários e os próprios alunos e professores organizam e participam de atividades lúdicas, educacionais e esportivas.
O programa já foi implementado em sete Estados brasileiros - Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul e Tocantins – e mostrou resultados considerados excelentes na redução da criminalidade e da violência tanto dentro como nos arredores das instituições. Na rede pública paulista, o número de ocorrências registradas dentro das escolas diminuiu 50% um ano depois da adoção do programa. Em Recife, a redução chegou a 60%. Na edição de maio da Revista Educação, a Agência Repórter Social publica matéria sobre o impacto do programa em algumas cidades e Estados.
Escolas das regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), onde estão as maiores taxas de violência entre jovens do país, serão algumas das primeiras beneficiadas pela ampliação do programa que, além do apoio do MEC, terá também a participação da iniciativa privada. A Rede Globo, que já patrocina a campanha Amigo da Escola, será um dos apoiadores.
http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=498
Agência Repórter Social
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|