Atividades trazem riscos ocultos para o corpo |
|
|
Publicado no caderno Equilíbrio na Folha de S.Paulo 13/05/2004 |
Você sabe: eles fazem bem ao coração, aos ossos, ao colesterol, à pressão, às articulações, ao visual, ao humor, e todo mundo recomenda. Apesar disso, durante a prática, sem mais nem por quê, você sente uma dor "cavalar" no tendão-de-aquiles. Saiba que todas as modalidades de atividade física, inclusive as consideradas mais completas, têm lá as suas "armadilhas". A Folha reuniu os problemas mais comuns de dez atividades e, claro, mostra como evitá-los.
Abdominal
Exercícios específicos para a barriga que enrijecem os músculos da região e ajudam na manutenção de uma boa postura.
Proteja: a coluna e o pescoço. Os abdominais devem ser feitos sempre com as pernas dobradas. Nessa posição, você garante que a coluna fique ereta, toda encostada no colchonete, e a musculatura mantém-se relaxada. Se você estica o joelho ou o dobra apenas um pouco, corre o risco de sofrer espasmos musculares e de ter dor nas costas. Evite também flexionar o pescoço nos exercícios em que, deitado, você curva o tronco. Nesse caso, curve apenas o tronco, deixando a cabeça alinhada à coluna. Do contrário, provocará torcicolo ou dor na região cervical.
Alongamento
Prepara o músculo para a atividade física, exercitando a extensão e a contração da fibra muscular. Portanto deve ser feito sempre antes de começar a malhar, seja qual for a modalidade, durante pelo menos dez minutos, e também depois da prática, para desaquecer, por cerca de cinco minutos. Além disso, os exercícios de alongamento dão flexibilidade às articulações e mais elasticidade aos músculos, melhoram a postura e agem como antiestressante. Não há pontos fracos na atividade.
Proteja: se o instrutor ou qualquer outra pessoa, com a boa intenção de "turbinar" o exercício, subir em cima das suas costas ou forçar o alongamento de outra maneira. Isso sobrecarrega os músculos, causando pequenas lesões. Com o tempo, esses ferimentos podem inflamar e causar tendinite, diz o ortopedista Rene Jorge Abdalla.
"Body pump" (bombar o corpo, em inglês)
Exercícios de localizada feitos com peso em uma aula com coreografia e música, cujo objetivo é aumentar a resistência e definir os músculos. É muito procurada --principalmente pelas mulheres-- por ser de alto gasto calórico: entre 400 e 700 calorias por hora.
Proteja: as costas e os joelhos. Dor nas costas é a maior queixa dos freqüentadores da aula. Uma pesquisa feita no Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp, com 408 alunos de 26 academias de algumas capitais brasileiras, identificou que um terço dos praticantes sofria com a dor. A postura incorreta é tão passível de ocorrer que, pela análise da pesquisa, uma aula de body pump deve ter a presença de dois professores, um aplicando a atividade e outro orientando. "Na maioria dos exercícios dessa aula, a coluna funciona como estabilizadora do movimento; quando mal posicionada, pode causar dores ou outras lesões", diz a professora de educação física e médica Laíra Campêllo. Portanto os exercícios de flexão de tronco e agachamento precisam ser feitos com a coluna ereta para não sobrecarregar a região lombar. Outra queixa comum dos praticantes: dor no joelho e na panturrilha. A causa comum: excesso de peso. A carga elevada, não compatível com a capacidade do aluno, pode causar fadiga muscular e tendinite, entre outros problemas que acarretam dor. "Respeite o seu limite. A sobrecarga deve ser progressiva para dar tempo para a musculatura se adaptar ao exercício", diz o médico Marcelo Baboghluian.
Leia a matéria na íntegra em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3457.shtml
Folha de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|