Secretaria de Educação a Distância é reformulada |
|
|
Publicado pelo site Portal do Professor 13/05/2004 |
A Secretaria de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação passa por uma reestruturação para ganhar agilidade, melhorar a forma de atuação e garantir maior integração entre as suas diretorias. A divisão das tarefas, antes feita por programas, passa a ser por conteúdo. Três diretorias vão trabalhar, a partir de agora, com foco em objetivos específicos: produção e capacitação; logística; e política e articulação institucional.
A Diretoria de Produção e de Programas de Capacitação a Distância será responsável pela produção de conteúdo dos materiais didáticos veiculados pela TV Escola, pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), pela Radioescola e pelo Programa de Formação de Professores em Exercício (ProFormação). Também se encarregará da capacitação dos profissionais envolvidos nesses programas.
A Diretoria de Infra-Estrutura e Tecnologia cuidará do fornecimento de tecnologia às escolas, com a compra de computadores, equipamentos, rádios, antenas parabólicas e digitais. Também criará a rede de informática.
A Diretoria de Política em Educação a Distância terá como objetivo organizar a Seed estrategicamente, traçar os rumos da secretaria, fazer a articulação com todas as instituições que promovem educação a distância. Uma de suas funções no curso prazo é o de estabelecer a estratégia de formação a distância de professores do ensino médio para suprir o déficit de docentes nesse nível da educação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), esse déficit é de 250 mil docentes.
Caberá a ela, também, entrar em contato com universidades públicas e instituições para organizar a implementação da UniRede (Universidade Virtual Pública do Brasil), consórcio de todas as instituições que oferecem educação a distância.
Segundo Marcos Dantas, titular da Seed, a nova estrutura vai facilitar a convergência das mídias usadas na educação a distância e valorizar os processos de aprendizagem. “A introdução de tecnologias possibilita novos métodos de aprendizagem, novas práticas em sala de aula”, afirmou. Os nomes dos três diretores serão anunciados nos próximos dias.
http://www.portaldoprofessor.inep.gov.br/noticias/2004/maio/13mai_03.jsp
Portal do Professor
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|