Caos social brasileiro é revolta dos bonsais |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 18/05/2004 |
Quem cultiva bonsais sabe que se uma árvore for plantada no solo ela crescerá como uma de suas pares. Por isso, é necessário, antes de ser colocada no diminuto vaso, cortar sua raiz axial, que inibe seu crescimento, e serem podados todos os brotos que surgirem durante esse processo. Assim, uma árvore que poderia chegar a três metros de altura, mantém uma estatura de poucos centímetros.
A aula de botânica foi dada pelo pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, especialista em políticas públicas para a infância e juventude, ao explicar a ligação entre educação e desenvolvimento social. "Veja que as promessas que essa árvore trouxe ao mundo foram negadas. Um nanismo induzido", explicou.
A metáfora deixou claro aos participantes de sua palestra que a educação, a inclusão social e o conhecimento são as raízes axiais extraídas da juventude, deixando esta à margem de seu próprio desenvolvimento. "O que assistimos nas grandes cidades, a violência, a marginalidade é, na verdade, a revolta dos bonsais".
Segundo o pedagogo, a pobreza, a ignorância e a brutalidade tornam-se assim, os grandes desafios a serem vencidos. "A pobreza no sentido de privação das condições mais elementares de qualidade de vida. A ignorância, como a denegação de direitos e sua conseqüente violação", disse.
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/congressos/id170504_05.shtml
Site Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|