Avaliação do fundamental será aplicada no país |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 20/05/2004 |
O governo federal anunciou uma nova estratégia na tentativa de melhorar a educação fundamental no país: a de avaliar o ensino fundamental em todos os estabelecimentos escolares do país, realizando uma pesquisa com os pais dos alunos e comunidade escolar, e criando a Escola Nacional de Gestores Escolares.
Para isso, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será ampliado e terá a participação de todos os estados e municípios que queiram aderir ao programa. Em 2005, a avaliação será estendida à 3ª série do ensino médio. Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor do Saeb, no final de 2004 as provas e questionários atingirão 7,5 milhões de alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental de 169 mil escolas.
Além d exame tradicional com os alunos, em junho deste ano será realizada também uma avaliação sobre a percepção dos pais com relação ao desenvolvimento do filho. Cada secretaria de educação será responsável pelo programa no seu estado e pela articulação com os municípios e as instituições que darão apoio técnico ao projeto.
"Não podemos interferir na educação das escolas municipais e estaduais, no entanto, o estudo será um importante instrumento para que cada estado e município saiba quais são suas demandas e possam trabalhar em cima delas", afirma Araújo.
"Além disso, a avaliação irá estimular a formação de sistemas estaduais e municipais de avaliação autônomos e a associação deles com as instituições de ensino superior para a definição de programas de formação de professores", completa.
Segundo o diretor, as escolas com melhores resultados poderão também tornar-se parâmetro para os demais estabelecimentos da educação básica. Além dos estados e municípios, cada escola participante poderá receber o seu resultado pedagógico, que deverá ser divulgado em março de 2005.
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id200504_01.shtml
Site Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|