> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
A leishmaniose na mira


Publicado pela revista Carta Capital 24/05/2004

Um exemplo aos laboratórios farmacêuticos. O Instituto OneWorld Health, o primeiro laboratório farmacêutico no mundo – pasme – sem fins lucrativos, acaba de anunciar que atingiu o número suficiente de pacientes para um estudo que avalia a eficácia de um tratamento para a leishmaniose visceral.

Chamada de kalazar, essa doença é causada por parasitas que incham as vísceras do abdome, é mortal e só ocorre em locais muitos pobres da África, da Ásia e da América do Sul. A grande maioria dos casos concentra-se em quatro países: Índia, Sudão, Nepal e Brasil.

A doença é transmitida por picada de um mosquito e a droga utilizada, a paromomicina, não é patenteada. Se o tratamento der certo, propiciará a cura para 1,5 milhão de pessoas e evitará a morte de 200 mil todos os anos.

O laboratório é mantido com verbas da fundação Bill & Melinda Gates e desenvolve apenas drogas para tratar doenças que atingem as camadas mais pobres da população mundial, universo contemplado por uma parcela pífia dos investimentos dos grandes laboratórios.

O lema do OneWorld Health é: “Toda vida humana é valiosa”. Para os demais laboratórios essa frase tem outro sentido.

http://cartacapital.terra.com.br/site/exibe_materia.php?id_materia=1490

Carta Capital

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader