Só 18% aprova escola pública no ENEM |
|
|
Publicado pelo site Folha Online 24/08/2004 |
Do total de estudantes da rede pública que participaram do Enem 2003 (Exame Nacional do Ensino Médio), 18% consideraram o conteúdo ministrado em sala entre bom e excelente e adequado à realidade. Para 56,5%, a qualidade foi entre regular e bom; e para 24,2%, entre insuficiente e regular.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24), pelo Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), no Relatório de Desempenho e Perfil Socioeconômico dos Alunos da Rede Pública. Clique aqui para acessar o estudo.
Cerca de 1,3 milhão de alunos fizeram do Enem 2003 --68,4% desse número cursou o ensino médio na rede pública. Além da prova, todos participantes responderam a um questionário socioeconômico --que serviu de base para o relatório.
Uma das perguntas foi estritamente sobre o relacionamento do conteúdo das matérias com o cotidiano: 24,2% dos alunos da rede pública consideraram o quesito "insuficiente/regular"; 57,8% como "regular/bom"; e 18% "bom/excelente".
2004
O Enem 2004 será aplicado no próximo domingo (29), em 2.323 locais de prova, em 608 municípios. Serão 63 questões e uma redação.
Nesta edição, 1,5 milhão se inscreveram; 455 instituições utilizarão o Enem no processo seletivo.
O estudante que não recebeu o cartão de confirmação de inscrição deve entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita) ou pela internet (www.inep.gov.br/enem), para saber onde fará a prova. Será necessário apenas fornecer o nome completo.
O exame começa às 13h e termina às 18h. O participante deverá comparecer ao local de realização da prova, com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início, levando documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial, lápis preto nº 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha.
Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55. Não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado.
O participante só poderá deixar a sala na qual estará realizando o Enem a partir das 15h, duas horas após o seu início. Para deixar o local de prova levando o caderno de questões, o inscrito deverá aguardar até as 17h, quatro horas após o início do exame.
O estudante deverá preencher antecipadamente o questionário socioeconômico e entregá-lo no dia do exame. Quem não recebeu, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização da prova. Nesse caso, deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios (porte pago pelo Inep, instituto de pesquisa do ministério).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u15982.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|