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Esporte, uma prática transformadora


Publicado pelo site da Multirio 25/08/2004

Fundamental para o processo de desenvolvimento das crianças e jovens, a atividade física, quando oferecida na escola, deve ser pautada pelo diálogo constante e possibilitar aos alunos uma consciência corporal transformadora. Levar em consideração as experiências trazidas por cada aluno e proporcionar-lhes o estabelecimento de uma relação entre seu corpo e o conhecimento sistematizado pode ser um bom caminho, de acordo com a equipe do Departamento de Desenvolvimento Curricular Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro.

Relações – A aula de Educação Física deve ser um espaço de troca, onde as decisões são tomadas coletivamente, respeitando-se diferenças sociais, políticas e culturais, e os limites e possibilidades de cada um. O aluno transforma-se e torna-se de capaz de modificar a realidade, à medida que estabelece relações com o saber socialmente organizado, com o grupo e com as próprias heranças, de forma reflexiva.

Movimento – A proximidade e o contato físico naturalmente decorrente das atividades podem ser grandes aliados do professor, que pode trazer para o trabalho um tom lúdico, em que o movimento segue em busca do prazer, da vivacidade e da convivência, no momento do brincar. Toda a turma pode ser mobilizada, em torno de questões como performance, padrões corporais, e também violência e o que é apresentado na mídia como importante e que, muitas vezes, contrapõe-se à cultura da escola.

Competição – O esporte trabalhado como conteúdo torna necessário falar-se sobre regras oficiais, de onde vieram e sua pertinência ou não ao grupo. Afinal, a turma pode também, coletivamente, chegar às próprias regras. Essas discussões podem levar à temática da ética da competição: os alunos acabam observando, na prática, que valores como cooperação, solidariedade, pensar no bem comum traduzem-se em satisfação e crescimento para todos.

Diversidade – Ainda neste encaminhamento, ao escolhermos como conteúdos jogos e brincadeiras populares - amarelinhas, piques variados e brinquedos cantados entre outros -, valorizamos nossa cultura e trabalhamos a diversidade, visto que muitas vezes os próprios alunos apresentam formas diferentes destes mesmos jogos.

Currículo – Por lei, a Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica. Sua prática pedagógica, no entanto, deve ser valorizada para além das leis, fundamentada e avaliada no desenvolvimento curricular.

http://www.multirio.rj.gov.br/multirio/noticias/noticia.asp?var_rs_id_noticia=4098

Multirio

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