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Evento discute uso de jogos eletrônicos na aula


Publicado pelo site Aprendiz 25/08/2004

(Cassia Gisele Ribeiro)
Os games e jogos de computador podem se tornar aliados da construção do conhecimento em sala de aula. A conclusão norteou a discussão na mesa-redonda "Jogos na Educação: Ferramentas para o professor, aprendizagem para o aluno", que aconteceu nessa quarta-feira (25/08). O debate foi promovido pela Fundação Telefônica e pela Estação Ciência, da USP.
O evento contou com a presença de Romero Tori, coordenador do Laboratório de Tecnologias interativas da USP; Carlos Seabra, educador e criador de jogos eletrônicos e Roger Tavares, pesquisador de novas tecnologias para a utilização do jogo eletrônico como ferramenta de treinamento, educação e alfabetização.
Para Roger Tavares, o jogo educativo não deve ser visto apenas como um gênero. "Usar somente games educativos em sala de aula torna o trabalho muito limitado", diz. "O importante é que se use todos os tipos de jogos, inclusive os violentos, para que sejam feitas reflexões sobre os assuntos em questão".
Tavares falou também sobre diversos jogos que dão a possibilidade de serem modificados. O professor mostrou um, feito por um aluno, que a principio era um jogo onde deviam se eliminar pessoas. Uma nova versão fez com que os heróis do jogo se tranformassem em soldados do GATE e seus objetivos fossem salvar vidas a qualquer custo.
Carlos Seabra lançou aos educadores a seguinte questão: "Por que os jovens não se interessam pela escola, mas perdem horas respondendo a jogos de perguntas respostas?". Para ele, os jogos trazem ao alunos a possibilidade de descoberta, e não de simplesmente absorver um conteúdo obrigatório.
O educador afirma que os jogos educativos correm o grande risco de se tornar chatos. É preciso então que a escola tenha em mente que ser educativa é função dela, e não do jogo. "A escola, no entanto, não deve achar que sua função é ensinar os alunos a buscar entretenimento e prazer. O uso dos jogos deve ter o propósito de contribuir com o intelecto do aluno", ressalta.
O evento marcou também o lançamento do game Bellatrix
(www.museudotelefone.org.br/bellatrix) , que tem como tema central a história das telecomunicações. "O principal objetivo do jogo é divertir, e não ser uma aula. No entanto, o jogo foi criado e pensado como um instrumento para transmitir conhecimento", diz Roberto Martins, um dos idealizadores do Bellatrix. O game conta a história de extraterrestres que caem no planeta Terra e precisam retomar o contato com seu planeta de origem. Para isso, eles entram em uma busca pelas informações sobre a história das telecomunicações.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=97cb5dd10af47010011a01ddebb1b7c5

Aprendiz

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