Privadas reservarão 20 mil vagas gratuitas |
|
|
Publicado pelo site do MEC 25/08/2004 |
(Valério Azevedo)
O ministro da Educação, Tarso Genro, firmou ontem, 24, um termo de cooperação com 31 instituições de ensino superior não-estatais que se comprometeram a oferecer, já no próximo vestibular, 10% de suas vagas para estudantes de baixa renda, independentemente da aprovação do projeto de lei do Programa Universidade para Todos (ProUni). Numa primeira estimativa, calcula-se que cerca de 20 mil vagas serão disponibilizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
São mais de cinqüenta alternativas de cursos em áreas que vão das ciências biomédicas, como fisioterapia, enfermagem e gestão hospitalar; ciências humanas, incluindo os cursos de direito e administração; e até modernas modalidades de cursos superiores, como as ciências aeronáuticas, o design de modas e a gestão ambiental.
A reunião que definiu o acordo contou com a presença de importantes entidades representantes das instituições de ensino superior, entre elas a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anupi), o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp) e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). A julgar pelo peso dessas adesões, já é possível estimar que, com a aprovação do programa, em quatro ou cinco anos o número de alunos beneficiados chegue a trezentos mil. “É uma clara sinalização de que a sociedade está apoiando as iniciativas do Programa Universidade para Todos”, comentou o ministro Tarso Genro.
Outras 25 instituições assinaram um segundo protocolo que condiciona a liberação de suas vagas à aprovação do ProUni no Congresso Nacional.
As vagas antecipadas no acordo firmado com o MEC serão destinadas a estudantes egressos da rede pública de ensino, originários de famílias de baixa renda, com um percentual de cotas para afrodescendentes e indígenas. Pelo acordo firmado, os alunos serão selecionados por meio do vestibular ou processo de seleção adotado pela instituição e seus nomes farão parte de uma lista a ser acompanhada pelo MEC.
As instituições de ensino que aderirão imediatamente ao ProUni são: Universidade Metodista de São Paulo – SP, Centro de Educação Tecnológica das Américas – SP, Centro de Educação Tecnológica Internacional – PR, Centro de Educação Tecnológica Prof. Luiz Rosa – SP, Centro de Educação Tecnológico Flamingo – SP, Centro de Ensino Superior Birigui – SP, Centro de Ensino Superior Guararapes – SP, Centro de Ensino Superior Mirandópolis - SP, Centro de Ensino Superior Presidente Epitácio – SP, Centro de Ensino Superior Presidente Prudente – SP, Centro de Ensino Superior Presidente Venceslau – SP, Centro de Ensino Tecnológico João XXIII – SP, Centro Tecnológico Camões – PR, Centro Universitário Carioca – RJ, Faculdade de Campinas – SP, Faculdade dos Imigrantes – PR, Faculdade Drummond - SP, Faculdade Flamingo – SP, Faculdade Internacional de Curitiba – PR, Faculdade Jaguariúna – SP, Faculdade Michelangelo – DF, Faculdade Pitágoras – BH, Faculdade Politécnica de Campinas – SP, IBDI – Centro de Tecnologia Interamerica
no – SP, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – RJ, Instituto de Ensino Superior Camões – PR, Instituto de Ensino Superior Presidente Prudente – SP, Instituto Metodista Bennett – RJ, Instituto Sumaré de Educação Superior – SP, Instituto Superior de Educação Uirapuru – SP, e Universidade Tuiutí do Paraná – PR.
http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=6783
MEC
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|