Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

Olimpíada da Saúde e Meio Ambiente vai até 30/09

Publicado pelo site da CENP /SEE-SP

Atendendo aos diversos pedidos feitos por alunos e professores, a Coordenação Nacional da 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente decidiu pela ampliação do prazo de inscrição, fixando 30 de outubro como data limite para a remessa de trabalhos.
A Olimpíada Brasileira da Saúde e do Meio Ambiente busca estimular os jovens a construir conhecimentos e refletir sobre as questões e os problemas referentes à saúde e ao meio ambiente no Brasil. É uma competição de caráter educativo e que dá ênfase a trabalhos criativos e inéditos.
É uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais - IBAMA e conta com a participação de uma rede de instituições espalhada por todo o país.
Os objetivos da Olimpíada são:
• incentivar a capacidade de reflexão e a criatividade dos alunos, promovendo a valorização e a difusão do conhecimento científico e tecnológico;
• promover a formação para a cidadania e o interesse pela participação crítica quanto aos temas da saúde e do meio ambiente;
• e valorizar o trabalho dos professores e das equipes escolares que desenvolvem atividades criativas e inovadoras em sala de aula.

Os trabalhos serão avaliados numa primeira etapa, pela Comissão Julgadora Regional e os primeiros colocados, por categoria e modalidade, estão automaticamente classificados para concorrerem ao Julgamento Nacional, que destacará o 1º, 2º e 3º lugares

Quem pode participar
A Olimpíada tem âmbito nacional e destina-se a alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas e privadas da rede de ensino do país, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), distribuídos em duas categorias (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Modalidades
Arte e Ciência: Trabalhos individuais ou coletivos que associem, de maneira criativa, aspectos relacionados ao conhecimento científico e tecnológico às diversas formas de expressão artística e cultural.

Produção de Textos: Trabalhos individuais ou coletivos que tratem de temas relacionados à promoção da saúde e preservação do meio ambiente. Os trabalhos podem explorar qualquer uso, forma e estilo literário existentes.

Projeto de Ciências: Trabalhos coletivos que busquem tornar o ensino de ciências mais atraente, interessante, dinâmico e inovador. Poderão ser apresentados experimentos científicos destinados à verificação de fenômenos naturais e/ou ligados ao tema da saúde ou do meio ambiente, bem como projetos de ciências que apresentam novas estratégicas pedagógicas.

Inscrições
São gratuitas e os trabalhos devem ser inscritos por um professor responsável. Será preciso preencher o formulário de inscrição, que estará disponível na página oficial da Olimpíada (www.olimpiada.fiocruz.br) ou em quaisquer das Coordenações Regionais, e enviar o original do trabalho pelo correio.
O período de inscrições da 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é: 1º de Maio a 20 de Agosto de 2004.
Premiação
O professor e um aluno do trabalho classificado em primeiro lugar na etapa regional ganham uma viagem de três dias à Cidade do Rio de Janeiro, para conhecer a FIOCRUZ e participar da cerimônia de premiação nacional, onde será anunciado o resultado do Julgamento Nacional e entregue os troféus de 1º, 2º e 3º lugares, por categoria e modalidade, da 2ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

Veja mais em:

CENP