> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Depressão reduz vida ativa das paulistanas


Publicado pelo Governo do Estado de SP 30/08/2004

(Ana Paiva)
Cerca de 730 mil mulheres sofrem de depressão em São Paulo e perdem quase cinco anos de vida ativa por causa desse distúrbio. Os dados surgem do cruzamento de duas pesquisas, uma da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC).
Pelo estudo da Fiocruz, a doença foi apontada como a primeira de uma lista de 20 males que afetam o dia-a-dia das mulheres adultas. Já o número de mulheres que sofrem com a depressão é uma projeção de pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC). Em ambos casos, os números foram avaliados até 2002, mas os pesquisadores afirmam que, também por meio de estimativas, os resultados se mantêm atuais.
Segundo a pesquisa do HC, que ouviu 1.464 pessoas com mais de 18 anos em Pinheiros, Zona Oeste, 18% das mulheres adultas da região têm depressão. A metodologia permite — explica a psiquiatra Maria Helena da Silveira Guerra de Andrade, coordenadora do levantamento — projetar os dados para o resto da cidade.

http://www.diariosp.com.br/saopaulo/default.asp?editoria=16&Id=319158

Diário de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader