> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Exposição em SP revela Chapada do Araripe


Publicado pelo site AOL 31/08/2004

Você sabia que as primeiras samambaias surgiram há 410 milhões de anos? E que as primeiras plantas com flores do planeta podem ter surgiram em solo brasileiro? Mais precisamente na Chapada do Araripe, onde foram encontrados fósseis de dinossauros e pterossauros.

A exposição "Ciências da Terra, Ciências da Vida - Chapada do Araripe", Faap, traz a público o acervo da reserva ecológica com sítios paleontológicos, florestas, fontes naturais e grutas pré-históricas.

A Chapada do Araripe está localizada em uma área que abrange a divisa entre três Estados do País: Ceará, Piauí e Pernambuco. Povoada por mais de um milhão e meio de habitantes, foi a primeira Floresta Nacional do Brasil, instituída em 1946. Fonte rica de materiais científicos e testemunhos da humanidade, seus fósseis oferecem informações e descobertas inéditas sobre o passado do planeta.

Desde o o início do século 19, a Chapada chamou a atenção dos pesquisadores do mundo todo, porém é pouco conhecido pelos brasileiros. Hoje, a Chapada do Araripe e seu Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, atraem, além de estudantes de todas as universidades do Brasil, pesquisadores vindos de centros de estudo e de grandes museus internacionais, que buscam ampliar os conhecimentos sobre a história da Terra e da vida.

Centenas de fósseis de escorpiões, aranhas, libélulas, abelhas e peixes podem ser vistos na exposição, que também apresenta reconstruções científicas de dinossauros, que dominaram o planeta durante cerca de 150 milhões de anos, e de pterossauros, cujas asas atingiam até cinco metros de envergadura, e que estarão pairando no ar sobre os visitantes.

O imaginário popular está presente em esculturas, representando os seres que habitavam a região, que testemunham a tradição dos artistas populares da Chapada.

A mostra tem ainda um espaço dedicado à documentação e pesquisa, que contará com a espetacular instalação audiovisual "A linha do tempo", computadores, onde o visitante poderá acessar sites especializados e, ainda, assistir a vídeos sobre a vida e suas origens, a vida pré-histórica e a Chapada do Araripe contemporânea com sua riqueza natural e cultural.

A exposição tem a curadoria geral de Violeta Arraes, da Fundação Araripe, e de Dominique Besse, do Museum National d'Histoire Naturelle de Paris. A curadoria científica de botânica é de Patrick Blanc, pesquisador do CNRS - Centre National de Recherche Scientifique (Paris).
Serviço:
Exposição Ciências da Terra, Ciências da Vida - Chapada do Araripe
Museu de Arte Brasileira - FAAP
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - São Paulo
Inauguração: 30 de agosto a 31 de outubro de 2004
Terça-feira a sexta-feira: das 10 às 21 horas (última entrada às 20 horas)
Sábados, domingos e feriados: das 13 às 18 horas (última entrada às 17 horas)

http://educacao.aol.com.br/fornecedores/aol/2004/08/27/0001.adp

AOL

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader