> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
SESC apresenta Minha pátria, minha música


Publicado pela Agência Carta Maior 02/09/2004

O projeto Minha Pátria, Minha Música pega carona na Semana da Pátria para realizar um breve retrato do Brasil hoje, a partir de sua música.
Diferentemente da usual divisão geográfica, o recorte que traz músicos como Antonio Nóbrega, Renato Borghetti, Tom Zé, as bandas Eddie, MQN e Os Replicantes, Jongo da Serrinha, Altamiro Carrilho, Danilo Caymmi, Wado e Jair do Cavaquinho, entre outros convidados, relaciona, de maneira bem-humorada, os artistas e seus gêneros com as cores da bandeira nacional. A idéia é a convivência do choro, do samba, do rock e de outros gêneros sem fronteiras, num cromatismo original.
O Projeto Minha Pátria, Minha Música acontece de 3 a 25 de setembro na Choperia e de 9 a 12 no Teatro do SESC Pompéia. Com 16 atrações e dois shows por noite, as apresentações trazem sempre representantes de regiões e ritmos diferentes. Na abertura da programação do Teatro, uma fanfarra, leva à rua central do Pompéia as cores de ritmos brasileiros como samba, baião, frevo e ciranda.
Geografia Musical
Lô Borges (MG), Os Replicantes e Renato Borgheti, ambos do Rio Grande do Sul, trazem os tons verdes, por meio de sua sonoridade, com sotaque ou não, representando a vida à margem do litoral, no coração do Brasil.
Do tom do amarelo, do dourado, da riqueza das metrópoles, vem o som dos urbanos Sinhô Preto Velho (SP), Tom Zé (BA), Jair do Cavaquinho (RJ) e Velha Guarda da Camisa Verde e Branco (SP), MQN (GO), Virgínia Rosa (SP), Izaías e seus Chorões (SP) e Altamiro Carrilho (RJ).
Do azul vêm os tons da praia, da costa brasileira, da diversidade rítmica que nos identifica: Danilo Caymmi (RJ), o neo-mangue beat de Eddie (PE) e Wado (AL) e a bossa nova de Rosa Passos (BA).
Antonio Nóbrega (PE), Jongo da Serrinha (RJ) e a forrozeira Anastácia (PE) cantam o branco do agreste e do chão batido do terreiro marcado pelo sol dos cantões do Brasil.
A programação
Dias 3 e 4 - Jongo Da Serrinha (RJ) e Sinhô Preto Velho (SP) – Choperia
Dia 9 Tom Zé (BA) e Antonio Nóbrega (PE) – Teatro
Dia 10 Renato Borghetti (RS) e Izaías e Seus Chorões (SP) participação de Altamiro Carrilho - Teatro
Dias 10 e 11 Os Replicantes (RS) e Eddie (PE) Choperia
Dia 11 Lô Borges (MG) e Rosa Passos (BA) Teatro
Dia 12 Danilo Caymmi (RJ) & Arranco de Varsóvia (RJ)
e Virgínia Rosa (SP) Teatro
Dias 17 e 18 - Wado (AL) e MQN (GO) Choperia
Dias 24 e 25 Jair do Cavaquinho (RJ) & Velha Guarda da Camisa Verde e Branco & Quinteto em Branco e Preto (SP) e Anastácia (PE) – Choperia

http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2347

Agência Carta Maior

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader