Exposição fotográfica sobre etnias de São Paulo

Publicado pela Agência Carta Maior 10/09/2004

Uma ação fotográfica - envolvendo dez renomados fotógrafos e 124 inscritos em uma série de workshops – e 26 videocrônicas para televisão são parte do projeto Povos de São Paulo, e atrações de inauguração da Galeria Olido, o novo centro cultural da cidade de são Paulo.
Com abertura hoje, dia 10 de setembro, a exposição fotográfica e a exibição das videocrônicas têm por foco a cidade de São Paulo e seus imigrantes a partir das especificidades estéticas. Ficam em cartaz na Galeria Olido (Av São João 473, Centro) até 5 de dezembro, de terça-feira a sábado, das 12h00 às 21h30, e aos domingos, das 12h00 às 20h00. A entrada é franca.
Coordenado pelos diretores Rachel Monteiro, autora da idéia original do projeto, e Jurandir Muller, e pelo fotógrafo Iatã Cannabrava, Povos de São Paulo reúne nomes como os fotógrafos Gal Oppido, Eduardo Muylaert, Marlene Bérgamo, João Wainer, Juan Esteves, Penna Prearo, Mônica Zarattini, Egberto Nogueira e Pisco del Gaiso e as cineastas Dainara Toffoli e Tatiana Toffoli para compor um painel multifacetado da fusão das etnias que compõem a metrópole paulistana no início do século XXI.
Povos de São Paulo tem patrocínio do Shopping Iguatemi São Paulo / Market Place e conta com o apoio institucional da Subprefeitura de Pinheiros / Prefeitura Municipal de São Paulo e da TV Cultura (SP).
Ação fotográfica
A ação em fotografia engloba dez ensaios produzidos durante workshops gratuitos e abertos a jovens fotógrafos. Os ensaios abordam como a cidade de São Paulo deglutiu e digeriu as influências culturais dos povos imigrantes, manifestando-as reinventadas pouco tempo depois; criando na busca de sua identidade um perfil cultural tão distinto quanto próximo aos de seus antecessores. Os dez grupos, cada um integrado por nove jovens fotógrafos e coordenado por um fotógrafo profissional, desenvolveram ensaios sobre facetas culturais do cenário urbano paulistano.
O coordenador da ação fotográfica foi o fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava, autor e curador do projeto “Foto São Paulo-2001” com mais de 30 exposições no Brasil e no exterior e seis livros publicados; suas fotografias estão em importantes coleções como o Masp/Pirelli, Galeria Fotoptica e Joaquim Paiva.
Foram recebidas mais de 500 inscrições de interessados com conhecimentos da arte fotográfica, equipamento fotográfico avançado e que estão no início de seu desenvolvimento profissional.

Os temas e seus coordenadores:

A Cara do Paulistano por Gal Oppido: A miscigenação é um traço fundamental de São Paulo - uma cidade onde muitas barreiras e preconceitos foram quebrados na formação de famílias inter-raciais.

A Cozinha dos Imigrantes por Eduardo Muylaert: A influência dos povos imigrantes na memória culinária dos paulistanos.

Os Sons e a Dança da Metrópole por Marlene Bérgamo: Todos os sons e movimentos se juntam nesta babel macunaímica que é a cidade de São Paulo.

O Personagem Paulistano, o Estilo, o Vestir por João Wainer: A fusão de povos deu ao paulistano uma infinita variedade e alegria de vestir.

Todas as Cidades em Uma - A Arquitetura dos Povos por Juan Esteves: São Paulo, uma cidade de arquitetura multifacetária.

A Casa dos Paulistanos por Penna Prearo: Um ensaio sobre a diversidade do design doméstico em casas de paulistanos de todas as raças.

Imagens da Vida Privada dos Povos de São Paulo por Iatã Cannabrava : O cotidiano e os costumes de um povo em constante mutação.

Os Mercadores da Cidade - O Comércio na Metrópole por Mônica Zarattini: Uma das principais atividades dos imigrantes ao chegar numa nova cidade é o comércio.

Crenças, Cultos e Misticismos na Cidade de São Paulo por Egberto Nogueira: Uma das principais características da cidade de São Paulo é a convivência das diversas crenças.

Flora e Fauna da Cidade por Pisco del Gaiso: Nem todas as plantas que povoam São Paulo são nativas, muitas migraram e ainda mantém o comportamento sazonal de suas regiões de origem.

Veja a íntegra em:

Agência Carta Maior