Marcelo Rubens Paiva conversa com o público

Publicado pela Agência Carta Maior 14/09/2004

O ficcionista e jornalista Marcelo Rubens Paiva participa da série “O escritor por ele mesmo” hoje, 14 de setembro, às 20h30, no centro cultural paulistano do Instituto Moreira Salles. Na ocasião, o autor de Feliz ano velho (1982) e Não és tu, Brasil (1996) lerá trechos de alguns de seus livros mais importantes e conversará com o público sobre seu processo de criação. Os ingressos são gratuitos e as reservas devem ser feitas com antecedência.
Nascido na capital paulista em 1959, Marcelo Rubens Paiva é filho de Eunice e Rubens Paiva, deputado federal que desapareceria em 1971, depois de ser preso em sua própria casa, no Rio de Janeiro, acusado de atividades subversivas. Aos 20 anos, quando estudava Agronomia na Universidade Estadual de Campinas, Marcelo tornou-se deficiente físico, depois de fraturar uma vértebra da coluna cervical, em conseqüência de um mergulho numa lagoa.
Seu primeiro livro, o autobiográfico Feliz ano velho, lhe renderia o Prêmio Jabuti de “Autor revelação”, dado pela Câmara Brasileira do Livro. A partir daí, colaboraria com diversas publicações brasileiras, escrevendo críticas literárias, trabalhando como repórter e colunista, e publicaria os romances Blecaute (1986), Ua:brari (1990), Bala na agulha (1992) e Não és tu, Brasil, além do volume de crônicas As fêmeas (1994) e várias peças teatrais. Seu mais novo romance é Malu de bicicleta (2004).
“O escritor por ele mesmo” faz parte do projeto do IMS de valorização do autor nacional, do qual fazem parte também os CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA – publicação semestral que a cada número dedica-se à vida e à obra de um escritor. A edição mais recente homenageia Érico Veríssimo e a próxima, a ser lançada em 9 de dezembro, terá Clarice Lispector por tema.

O escritor por ele mesmo: Marcelo Rubens Paiva
Dia 14 de setembro de 2004, às 20h30
Instituto Moreira Salles-São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis; tel.: (0 xx 11) 3825-2560
Entrada gratuita; os ingressos devem ser retirados com antecedência.
Capacidade: 150 lugares
Estacionamento gratuito no local