USP promove 9ª Semana de Arte e Cultura |
|
|
Publicado pelo portal Universia Brasil 16/09/2004 |
(Tadeu Breda / Agência USP)
Começa no dia 20 de setembro a 9ª Semana de Arte e Cultura da USP. Promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), o evento pretende servir como uma espécie de vitrine da produção artística da Universidade, estimulando assim a prática de atividades culturais em todas as unidades.
"A Semana é uma espécie de mostruário da arte produzida pela Universidade durante o ano inteiro. Nela, o público pode tomar conhecimento dos eventos que os campi promovem regularmente", afirma o pró-reitor Adilson Avansi Abreu. Segundo ele, a realização da Semana é uma das formas que a USP possui de retornar à sociedade o investimento recebido.
Justamente por isso, as peças de teatro, exposições, sessões de cinema, oficinas e concertos, que se prolongam até o dia 26, são gratuitos e abertos ao público em geral. A abertura das atividades acontece simbolicamente às 19 horas do dia 20, com dois eventos: o início da exposição "USP: 70 anos ou +", que abordará a história da construção da Universidade em seus diversos campi por meio de fotos e desenhos; e a inauguração oficial da Casa de Dona Yayá, tradicional edifício do Bixiga onde se localiza a sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP.
"A Casa de Dona Yayá possui uma carga simbólica muito forte", revela o pró-reitor. "Através de suas mudanças arquitetônicas e estruturais, o imóvel registra a evolução histórica da cidade de São Paulo - que, de um vilarejo provinciano e predominantemente agrícola, passa a ser um grande centro urbano e industrial", conta.
Cultura e extensão de mãos dadas
Muitas são as atrações da 9ª Semana de Arte e Cultura da USP. O Cinusp "Paulo Emílio" vai exibir, de 20 a 24 de setembro, curta-metragens produzidos pelo Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA e pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia. Os filmes também ganham espaço no Instituto de Matemática e Estatística (IME), no dia 22, com o clássico 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.
O Coralusp faz uma série de apresentações do "Concertos 70 Anos USP" nas cidades de São Paulo, Pirassununga e São Carlos. A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob a batuta do maestro Carlos Moreno, executa obras de Villa-Lobos e Beethoven em seu palco tradicional, o anfiteatro "Camargo Guarnieri", no dia 24. No dia 20, o grupo artístico do Teatro da USP (Tusp) apresenta Segredo, peça que representa histórias reais vividas por alguns atores da cena.
O Museu Paulista da USP (do Ipiranga) também participa da Semana de Arte e Cultura promovendo uma Oficina Básica em Fotografia, que aborda aspectos da linguagem fotográfica. Ainda durante a Semana, a Estação Ciência da USP realiza uma série de eventos, entre eles a oficina Pintando Solos, oferecida pelo projeto Mão na Massa. Voltada a professores do ensino fundamental e médio, ela pretende, no dia 24, sensibilizar os docentes para dois conceitos simples: paisagem e solo.
Para colocar em evidência as manifestações artísticas da USP e estreitar a ligação entre a Universidade e a sociedade que a mantém, a Semana de Arte e Cultura foi instituída pelo Conselho de Cultura e Extensão em 1996. A programação completa da 9ª Semana pode ser consultada em catálogos impressos e disponíveis nos campi.
Mais informações: (011) 3091-3250, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
http://www.universiabrasil.net/cultura/materia.jsp?id=4997
Universia Brasil
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|