> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Leonardo: Arte e Ciência


Publicado pelo Agência Carta Maior 17/09/2004

Leonardo Arte e Ciência. As Máquinas é um livro ilustrado que detalha os processos criativos e a obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), o artista múltiplo, inventor original e intelectual símbolo por excelência do Renascimento, lançado recentemente pela Editora Globo.
Adepto da idéia de que a arte, assim como a ciência e a filosofia, deveriam ser entendidas como uma forma de conhecimento criativo, neste livro é possível descobrir e ver como Leonardo da Vinci fez disso uma realidade ao incorporar em sua vasta obra conhecimentos de anatomia, perspectiva, geometria, matemática, arquitetura, hidráulica, astronomia e mecânica, entre tantos outros.
Desenhos, projetos, quadros e afrescos de Da Vinci são reproduzidos no livro ao lado de informações sobre seus processos criativos e a análise de suas obras, muitas delas acompanhadas por séries de estudos e esboços extraídos de seus famosos manuscritos ilustrados, os Códices.
Organizado em dois grandes temas, "Arte e Ciência" e "As Máquinas", o livro é dividido em dez capítulos, traz uma cronologia com os principais fatos históricos e da vida de Leonardo da Vinci, além de um índice analítico em ordem alfabética, para a fácil localização de personalidades, locais e obras citadas.
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi o precursor do uso de scripts e i>story boards, recursos de criação hoje bastante utilizados por diretores de arte e de cinema. E mais: além de gênio da pintura renascentista e autor de obras-primas como Mona Lisa e Última Ceia, Da Vinci foi também o idealizador de máquinas e instrumentos que só existiriam muitos anos depois de sua morte como o automóvel, o helicóptero, a asa-delta, o air-bag, o compasso, a câmara fotográfica e sistemas de impressão, entre outros.
Toda a inventividade do genial Leonardo da Vinci é o tema central de Leonardo Arte e Ciência. As Máquinas, da Editora Globo, livro que reproduz, interpreta e analisa os processos criativos e a obra do artista, utilizando-se, para isso, de seus próprios Códices, os manuscritos ilustrados onde ele registrou projetos e esboços de invenções com os respectivos princípios científicos, além de exercícios de anatomia, perspectivas e estudos de quadros e afrescos.
Um desses estudos é o da Última Ceia, afresco realizado provavelmente entre 1495 e 1498, para o qual Da Vinci fez uma espécie de "projeto descritivo", concebendo-o como uma representação teatral, onde os gestos dos personagens são ditados pela disposição espacial controlada pela luz, o que, na prática, funcionaria como um script para ele dirigir a si mesmo e a seus discípulos. O "travelling cinematográfico", que na mesma obra atrai o olhar de um grupo de apóstolos para outro, até o "zoom" em pequenos detalhes da mão, é outro recurso original analisado e destacado no livro.
O argumento central de Leonardo Arte e Ciência. As Máquinas é a concepção do próprio Da Vinci de que a arte, assim como a ciência e a filosofia, devem ser entendidas como uma forma de conhecimento criativo. Daí a ênfase em seu processo de criação à base de intensos estudos, muita experimentação e incansável investigação científica, tudo devidamente ilustrado no livro e concebido para que o leitor possa acompanhar o processo de criação e amadurecimento das obras do gênio renascentista.

http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?coluna=visualiza_arte&id=2406

Agência Carta Maior

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader