Educação deve ser prioridade número um |
|
|
Publicado pelo site Aprendiz 18/09/2004 |
(Vanessa Sayuri Nakasato)
De todos os temas discutidos no evento DNA Brasil - 50 Brasileiros Param para Pensar o País, a educação é o assunto considerado de maior relevância. Na opinião dos 20 profissionais que debateram "Educar para quê?", no segundo dia do encontro, a deficiência educacional é a responsável por boa parte dos problemas existentes em outras áreas.
Segundo o físico Moysés Nussenzveig, a pessoa que recebe educação de qualidade, automaticamente tem cultura, poder de discernimento e pensamento próprio. Devido a isso, ela sabe separar um bom do mau político, zelar pela sua saúde, brigar por seus direitos. "A educação deve ser a preocupação número um do Brasil, porque é ela que dá origem a todo o resto", afirma.
Se a ausência da educação afeta a estrutura de toda uma nação, sua presença pode ser a única chave para resolver o poço da exclusão social. Essa foi a conclusão não apenas dos debatedores do "Educar para quê?", mas também dos participantes da mesa "Exclusão Social no Brasil".
O ex-secretário municipal da Educação de São Paulo, Fernando J. de Almeida, diz que somente a educação garante igualdade a todos. "É por isso que ela deve ser a melhor possível. E com um pouco de esforço do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil, podemos levar uma educação de excelência aos quatro cantos do país".
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=129b41b10af47010011a01dd1ff4e314
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|