> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Cérebros eletrônicos


Publicado pelo Universia Brasil 17/09/2004

(Renata Aquino)
Em 1998, um livro polêmico detectou a existência de uma geração diferente, que não havia sido antecipada, e que causaria muita dor de cabeça a educadores de todo o mundo. "Geração Digital" é o título da obra e o nome dado por Don Tapscott a um tipo diferente de jovem. "A geração nascida após 1982 é considerada chamada de digital pois já nascem imersos em um mundo tecnológico, estão familiarizados e prontos para ambientes online mesmo antes de entrar na escola", explica Pollyana Notargiamo Mustaro, doutora em Educação pela USP e professora do Mackenzie.
Tapscott é um consultor empresarial que dá palestras em todo o mundo e já esteve diversas vezes no Brasil. O que fez o consultor preocupar-se com a chamada "geração digital" foi a observação de sua própria rotina caseira. A familiaridade que seus próprios filhos possuíam com os computadores levou Tapscott a pensar que um novo modelo de negócios, e de sociedade, estaria surgindo com essa geração.
Nesse mundo da geração digital, uma mudança fundamental é a do perfil da educação. Para o autor, novos professores são necessários para aprender a lidar com esse público. A reinvenção de muitos aspectos da educação tradicional torna-se mandatária. Conversamos com especialistas da UnB, Unicamp e da Universidade de Toronto para saber o que exatamente deve ser feito e como o educador deve se preparar para a mudança.
Veja a íntegra em:

http://www.universiabrasil.net/ead/materia.jsp?id=5009

Universia Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader